Leia também:
X Trump: Câmara dos EUA vota formalização de impeachment

Primeiro-ministro do Líbano renuncia em meio a protestos

"É hora de um grande choque para enfrentar a crise", declarou Saad Hariri

Rafael Ramos - 29/10/2019 15h28

Primeiro-ministro libanês Saad Hariri renuncia ao cargo Foto: EFE/Dalati Nohra

O primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri, anunciou nesta terça (29) que vai renunciar ao cargo, dizendo ter chegado a um “beco sem saída” na crise desencadeada por uma onda de protestos sem precedentes que ocorre há duas semanas no país. Em um breve discurso transmitido pela televisão, que foi recebido pelos manifestantes nas ruas com gritos de alegria, buzinas e fogos de artifício, Hariri afirmou que iria apresentar sua demissão ao presidente Michel Aoun.

Desde 17 de outubro, os libaneses vêm fazendo manifestações massivas no país, que passa por sua pior crise econômica desde a guerra civil. Bancos, escolas e universidades estão fechados e barreiras bloqueiam os principais acessos à capital. O levante está sendo chamado de “revolução do WhatsApp” porque começou após o anúncio de um plano para cobrar uma taxa sobre chamadas de voz em aplicativos como esse.

A cobrança seria de 20 centavos de libra libanesa – equivalente a R$ 0,83 – por dia para ligações feitas por meio de programas que usam a tecnologia Voip, que permite chamadas pela internet. O governo recuou horas mais tarde, mas as manifestações continuaram, evidenciando o descontentamento da população frente a políticos que levaram o Líbano à crise econômica.

– Há 13 dias, os libaneses estão esperando por uma solução política que freie a deterioração da economia. E eu tentei, durante esse período, encontrar um caminho de saída pelo qual escutar a voz da população. É hora de um grande choque para enfrentar a crise. A todos os parceiros na vida política, nossa responsabilidade hoje é em como protegermos o Líbano e recuperarmos sua economia – completou.

Manifestações ficaram conhecidas como “Revolução do WhatsApp” Foto: EFE/Nabil Mounzer

A saída de Hariri era a principal reivindicação dos manifestantes, mas a revolta é dirigida a toda a classe política, considerada incompetente e corrupta. O governo, que inclui quase todos os principais partidos do país, está lutando para implementar reformas há muito adiadas e vistas como vitais para começar a resolver a crise.

No dia 21 de outubro , Hariri anunciou um plano de reforma que não convenceu: medidas contra a corrupção, um orçamento sem novos impostos, um programa de privatizações para combater a disfunção dos serviços públicos e ajuda aos mais pobres. Segundo a imprensa, capitais ocidentais como Paris e Washington intervieram para pedir a Hariri que permanecesse em seu posto, em nome da estabilidade.

Abalado por uma guerra civil entre 1975 e 1990, o Líbano é um dos países mais endividados do mundo: o crescimento econômico foi dificultado por conflitos e instabilidade regionais. O desemprego entre pessoas com menos de 35 anos chega a 37%.

Os libaneses sofrem com a escassez crônica de água e eletricidade, e mais de um quarto da população vive abaixo da linha de pobreza. A crise foi agravada por uma desaceleração dos fluxos de capital para o país do Oriente Médio, que há muito depende de remessas de expatriados para atender às necessidades de financiamento, incluindo o déficit do Estado.

A crise financeira aumentou o ímpeto de reforma, mas as medidas do governo ainda não convenceram os doadores estrangeiros, que ofereceram bilhões de dólares em assistência ao país condicionados a mudanças nas políticas fiscais.

* Folhapress

Leia também1 Trump: Câmara dos EUA vota formalização de impeachment
2 Novo presidente da Argentina tem filho drag queen
3 Maduro celebra "democracia" na eleição da Argentina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.