Leia também:
X Israel anuncia morte de elo entre Hezbollah e Exército da Síria

Preso por se opor à ditadura cubana morre na penitenciária

Mãe de Manuel de Jesús Guilén contraria autoridades que disseram tratar-se de suicídio

Thamirys Andrade - 03/12/2024 16h17 | atualizado em 03/12/2024 16h35

Manuel de Jesús Guillén Foto: Arquivo Pessoal

Ativista de oposição à ditadura cubana condenado a seis anos de prisão, Manuel de Jesús Guillén morreu nesta segunda-feira (2) em uma penitenciária do Combinado Del Este. Ele havia sido detido por participar dos protestos de 11 de julho de 2021 contra o governo.

Apesar de a autópsia oficial determinar que Manuel de Jesús morreu por asfixia por enforcamento no dia 10 de dezembro, às 21h, a mãe dele, Dania María Esplugas, de 63 anos, afirma que seu filho foi a óbito torturado pelos funcionários da penitenciária.

– Eles o mataram, mas isso não vai ficar assim. Ele era tão doce, tão lindo. Eles bateram nele e o mataram. Eles mataram um dos meus filhos, mas eu o mantenho vivo aqui no meu coração – disse Dania segundo informações da ONG Justicia 11J, replicadas pelo jornal El País.

A ONG afirma que o Centro de Documentação de Prisões Cubanas soube por meio de uma mensagem direta que Manuel de Jesus estava junto de presos que cometeram crimes violentos, em um local infectado por insetos e ratos.

– Os carcereiros negaram assistência médica e medicamentos para a escabiose e problemas de pele que enfrentava. Estavam extremamente magros – disse a organização.

Dania guardou as roupas que o filho usava quando foi levado à funerária a fim de usá-la como prova de que seu filho foi submetido a tortura. De acordo com ela, o suéter tinha pegadas enlameadas e as calças estavam sujas de urina.

Ela ainda afirma que Manuel tinha marcas no pescoço, nas costas e nos braços. Para ela, as autoridades espancaram seu filho de forma brutal e depois encenaram seu enforcamento, para dar a entender que tratou-se de suicídio.

Leia também1 Moraes deixa Bolsonaro ir ao velório da mãe de Valdemar
2 Zuckerberg quer participar da política tecnológica de Trump
3 Morre Célia Moisés, tecladista do grupo Voz da Verdade
4 Aviões colidem durante manobra no Aeroporto de Congonhas
5 Bolsonaro pede a Moraes para ir ao funeral da mãe de Valdemar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.