Leia também:
X Cidadão americano é libertado na Coreia do Norte

Presidente de Portugal comenta conflitos entre países

Marcelo Rebelo defendeu que é preciso ter diplomacia

Ana Luiza Menezes - 16/11/2018 21h07

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo Foto: EFE/ Rodrigo Sura

Nesta sexta-feira (16), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, criticou que haja no mundo aqueles que dão preferência ao conflito em vez da diplomacia. Ele discursou na Cúpula Ibero-Americana, realizada em Antigua, na Guatemala.

Rebelo alertou que existem no mundo “sinais” de guerras tradicionais e financeiras. Ele disse temer uma onda que pode durar muitos anos e pediu unidade para combater a divisão.

– Observamos um movimento pendular da história. Nossas unidade e força são essenciais para tentar equilibrar as forças políticas na comunidade internacional – afirmou.

O fato de ter apoio em dois continentes, falar duas línguas mundiais e possuir projeção universal foram destacados por Rebelo como características importantes da comunidade ibero-americana para liderar a iniciativas de cooperação entre os países. Com esses elementos, Rebelo considera que os países ibero-americanos podem liderar a cooperação sul-sul, avaliada por ele como chave para enfrentar as ameaças ao multilateralismo.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Merkel defende refugiados em cidade palco de tensões
2 Confrontos contra terroristas na Síria deixam 14 mortos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.