Leia também:
X Cresce pressão para família real responder acusações de racismo

Presidente de Cuba comemora anulação de condenações de Lula

Miguel Díaz-Canel disse que é preciso se manter "alerta para os abusos contra a esquerda" na América Latina

Pleno.News - 09/03/2021 13h49 | atualizado em 09/03/2021 14h01

ex-presidente Lula se encontra com o atual presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel (à direita), e com Raúl Castro, ex-presidente do país e 1º secretário do Partido Comunista cubano
Ex-presidente Lula em encontro com o atual presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel (à direita), e com ex-presidente cubano, Raúl Castro Foto: Divulgação/Instituto Lula

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, comemorou nesta terça-feira (9) a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva relacionadas às investigações da operação Lava Jato e disse que é preciso manter-se “alerta” para os abusos contra a esquerda na América Latina.

Díaz-Canel opinou, no Twitter, que a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), “chega para confirmar quantos excessos e abusos são cometidos contra a esquerda latino-americana”.

– Estejamos alertas – acrescentou o governante cubano.

A decisão de Fachin resulta na recuperação dos direitos políticos de Lula, que pode voltar a ser candidato nas eleições presidenciais de 2022.

Cuba e Brasil foram aliados próximos durante os governos petistas de Lula e de Dilma Rousseff, mas a eleição de Jair Bolsonaro dinamitou as relações bilaterais.

O governo cubano sempre manteve uma postura de apoio à inocência de Lula em meio ao que considera ser uma “perseguição política” contra o ex-mandatário, que chegou a ser condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Em janeiro, Lula se reuniu em Havana com o líder do Partido Comunista de Cuba, Raúl Castro, e com Díaz-Canel. O ex-presidente brasileiro estava em Cuba desde 21 de dezembro para participar da gravação de um documentário, mas o projeto foi interrompido após ele e quase toda a comitiva testarem positivo para Covid-19, motivo pelo qual foram isolados, de acordo com os protocolos de saúde cubanos.

*EFE

Leia também1 Fachin anula condenações de Lula e petista fica elegível
2 'Efeito Lula livre': Bolsa despenca 2,5% e dólar dispara a R$ 5,78
3 Aras recorrerá de decisão que anulou condenações de Lula
4 Fachin levará ao plenário do STF recurso da PGR contra Lula
5 Kataguiri sobre STF liberar Lula: 'Bolsonaro acaba de ser reeleito'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.