Leia também:
X Eleitores do Taiwan votam contra casamento gay

Presidente das Filipinas volta a ofender católicos

Rodrigo Duterte tem brigas frequentes com os cristãos, que são maioria no país

Jade Nunes - 27/11/2018 08h31 | atualizado em 27/11/2018 10h59

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte Foto: Reprodução

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, reavivou sua briga com os bispos e sacerdotes católicos do país, onde mais de 85% da população professa o catolicismo, ao dizer que os filipinos não deveriam ir à igreja para pagar “idiotas”.

– Construa uma capela na sua própria casa e reze lá; assim não tem que ir à igreja para pagar a esses idiotas – afirmou Duterte ao inaugurar na segunda-feira (26) o projeto de fornecimento de água na cidade de Davao, no sul das Filipinas.

O presidente filipino afirmou que as crenças católicas são “arcaicas” e que suas doutrinas não podem ser aplicar no presente porque estão aferradas a uma fé de 3.000 anos atrás.

– O povo então era nômade. Que sabem eles sobre o mundo de hoje? E depois pretendem que as pessoas sigam suas doutrinas – criticou o presidente.

Na semana passada, Duterte já havia acusado o bispo de Caloocan, Pablo Virgilio David, de roubar ao pedir contribuições a fiéis mais pobres, ao que o prelado respondeu que o presidente não sabe o que diz porque está “doente”.

Duterte insistiu que ele acredita em um Deus diferente, um que “não cobra dinheiro” e que não é um “estúpido”.

Esse não é a primeira vez que Duterte chama Deus de “estúpido” e zomba de alguns dogmas do catolicismo, como já havia feito no último mês de junho, algo que incomodou a muitos filipinos.

Semanas depois iniciou um diálogo com a hierarquia católica do país no qual estabeleceram uma “moratória” na troca de acusações, uma trégua que o presidente rompeu ontem.

O enfrentamento de Duterte com a Igreja católica remonta a fevereiro de 2017, quando a Conferência de Bispos criticou a sangrenta guerra contra as drogas e a rotulou de “reino do terror”, ao que o presidente respondeu xingando os bispos.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Eleitores do Taiwan votam contra casamento gay
2 Pai de marinheiro morto quer deixar o corpo do filho no mar
3 Grupo terrorista explode dois carros-bomba na Somália

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.