Leia também:
X Igrejas da Nicarágua se unem em oração pelo país

Portugueses são os europeus que mais creem em Deus

Maioria da população foi criada na fé cristã e 83% chega à idade adulta com a mesma crença

Ana Luiza Menezes - 30/05/2018 19h23

Em toda a Europa, Portugal se destaca como país com o maior número de habitantes que acreditam em Deus Foto: Reprodução/ Instagram

Uma pesquisa apontou os portugueses como os europeus que mais acreditam em Deus.

De abril a agosto de 2017, o Pew Research Center realizou uma série de perguntas por telefone, em 15 países da Europa. A pesquisa era sobre religião e entrevistou 24 mil adultos sobre o tema. O objetivo era descobrir quantos europeus se consideram cristãos, quantos se consideravam cristãos não praticantes e quantos não professavam nenhuma fé.

A maioria dos entrevistados de todo o continente, 91%, afirmou ter se batizado, mas não se descrevia como cristão. Alguns aformaram ter se afastado gradualmente da religião, deixando de acreditar em ensinos religiosos por causa de escândalos, desinteresse ou desacordo com posições religiosas em questões sociais.

Cerca de 46% da população européia se definiu como católico não praticante. Já Portugal apareceu como um dos países europeus com percentagem mais alta de cidadãos criados na religião cristã. Cerca de 94% dos entrevistados afirmaram ter sido criados na fé cristã, e 83% das pessoas chegaram à idade adulta com a mesma crença.

Resultados da pesquisa indicaram ainda que a identidade cristã na Europa está associada a níveis elevados de sentimentos negativos em relação a imigrantes e minorias religiosas. Os cristãos praticantes entrevistados se mostraram mais propensos a expressarem visões nacionalistas e creem que a sua cultura é superior. Porém, em Portugal, apenas 35% dos cristãos veem a cultura islâmica, por exemplo, como incompatível com a cultura e os valores do país.

Os portugueses são os europeus que mais acreditam que Deus se comunica com eles todos os dias. Ao contrário, apenas 3% dos suíços e dos britânicos acreditam nisso.

A maioria dos portugueses que acredita em Deus acha também que Ele os ajuda a distinguir o certo do errado. De todos os cidadãos europeus, são os portugueses que mais acreditam nessa afirmação. Os dinamarqueses são os que menos acreditam: apenas 41% diz que a religião os ajuda a distinguir atitudes certas das erradas.

Leia também1 Portugal se posiciona contra eutanásia e suicídio assistido
2 Departamento de Estado dos EUA combate perseguição religiosa

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.