Portugal ganha dois novos patrimônios mundiais

O título foi concedido pela Unesco para o Palácio Nacional de Mafra e a Igreja do Bom Jesus de Braga

Pleno.News - 08/07/2019 12h52

Palácio Nacional de Mafra Foto: Câmara Municipal de Mafra

A lista de patrimônios mundiais da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) acaba de ganhar mais dois monumentos portugueses: o Palácio Nacional de Mafra e a Igreja do Bom Jesus de Braga.

Embora só agora tenham entrado para a lista internacional, os dois monumentos estão entre os principais pontos turísticos do país. A menos de uma hora de Lisboa, a cidade de Mafra tem como cartão-postal justamente o palácio: um conjunto arquitetônico barroco que começou a ser construído em 1717 e que reúne um paço real, um convento e ainda uma basílica.

Chamam a atenção ainda as coleções de esculturas italianas e um conjunto de seis órgãos, cujas características musicais únicas encantam os visitantes nas missas de domingo. A biblioteca do palácio de Mafra costuma figurar nas listas internacionais de mais bonitas do mundo.

Santuário Bom Jesus do Monte, em Braga Foto: Pixabay

Do outro lado do país, em Braga, na região Norte, está o santuário de Bom Jesus do Monte. Famosa por suas imponentes escadarias, a construção agrega uma basílica, várias capelas menores, jardins e ainda um funicular (elevador) histórico, que usa contra-pesos de água para subir e descer.

A composição foi desenhada em 1784 pelo arquiteto Carlos Amarante, e a basílica foi concluída em 1811. Apesar de terem promovido os monumentos a patrimônio mundial da humanidade, os especialistas da Unesco alertaram para a necessidade de melhores planos de conservação e de gerenciamento dos espaços.

Segundo os técnicos responsáveis por analisar as candidaturas, a questão de planos de proteção e combate a incêndios é um dos pontos mais delicados. A decisão foi anunciada no domingo (7), durante reunião da entidade em Baku, no Azerbaijão.

*Folhapress/Giuliana Miranda

LEIA TAMBÉM+ Cidade onde Davi se refugiou pode ter sido encontrada
+ Aprovação de Trump dispara e bate recorde desde a eleição
+ Muçulmanos acusam mulher doente mental de blasfêmia


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo