Leia também:
X Aborto: Macron pede à UE que reconheça “direito fundamental”

Portugal faz autópsia em criança após possível reação à vacina

A conclusão oficial sairá em um mês

Pleno.News - 19/01/2022 12h34 | atualizado em 19/01/2022 13h34

Vacina anticovid [imagem Ilustrativa] Foto: EFE/EPA/Christophe Petit Tesson
O Instituto Nacional de Medicina Legal de Portugal informou, nesta quarta-feira (19), que concluiu a autópsia da criança de seis anos que pode ter morrido por reação adversa à vacina anticovid. No entanto, o órgão ressaltou que serão necessários exames complementares, e o resultado oficial só sairá em um mês.

– Estamos a fazer tudo para que seja o mais rápido possível, mas há exames complementares que precisam de tempo para estarem concluídos. Não depende de nós. As análises têm de ser processadas. Rapidamente vamos ter os resultados; num mês, teremos de certeza absoluta – declarou Eugénia Cunha, diretora da Delegação Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal, em entrevista ao Jornal de Notícias.

Segundo Eugénia, os exames que ainda precisam ser realizados são de anatomia patológica e toxicologia.

Ela também afirmou não poder adiantar as conclusões preliminares da autópsia, pois um inquérito foi aberto pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o caso. Após a finalização da apuração, os resultados serão encaminhados ao Ministério Público.

ENTENDA
Na segunda-feira (17), o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) informou ter notificado as autoridades sobre o caso de um menino de seis anos que morreu no Hospital Santa Maria, no domingo (16), com parada cardiorrespiratória. Ele teve diagnóstico positivo para a Covid-19 e havia tomado a primeira dose da vacina uma semana antes.

Notificado, o órgão regulador Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde de Portugal) iniciou uma investigação e aguarda os exames complementares.

De acordo com informações da CNN de Portugal, o Hospital de Santa Maria relatou ter encontrado restos de uma maçã quando a médica intubava o menino. O dado é importante e está sendo apurado, pois alimentos podem provocar engasgamentos, asfixiais e paradas cardiorespiratórias.

Leia também1 Portugal apura morte de menino por possível reação à vacina
2 Hong Kong sacrificará mais de 2 mil hamsters para evitar a Covid
3 Medicamento da Pfizer é eficaz contra Ômicron em laboratório
4 Moderna trabalha em vacina única contra gripe e Covid-19
5 Spray contra Influenza e Covid chega ao Brasil no próximo mês

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.