Leia também:
X Bolsonaro diz que jantar com Moraes e Lira foi “institucional”

Portugal emprestará ao Brasil o coração de Dom Pedro I

Órgão fará parte da comemoração de 200 anos da independência brasileira

Pleno.News - 23/06/2022 16h10 | atualizado em 23/06/2022 16h50

Portugal emprestará coração de Dom Pedro I para celebração dos 200 anos da independência brasileira Foto: Reprodução/Print de vídeo YouTube Irmandade da Lapa

Portugal decidiu que emprestará ao Brasil o coração de D. Pedro I. O órgão poderá será transportado para o território brasileiro a fim de ser exibido nas celebrações do bicentenário da independência do Brasil. As informações são do portal G1.

A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (22), durante uma conferência de imprensa. A liberação para que o órgão seja emprestado aconteceu após mais de um mês de debate e depois da concordância do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Foi Moreira quem tornou pública a decisão de Portugal. Na conferência, ele apontou que o traslado temporário depende de garantias de transporte e conservação que terão de ser acertadas entre os governos dos dois países.

A Irmandade da Lapa também foi responsável por autorizar o translado temporário do órgão. O coração está guardado em formol, em uma igreja localizada na cidade do Porto.

O pedido para que o órgão fosse emprestado foi feito meses atrás pelo embaixador brasileiro George Prata. Pedro I é considerado símbolo da independência do Brasil. Em Portugal, o imperador é conhecido como D. Pedro IV.

Leia também1 Suprema Corte dos EUA amplia direito de portar armas
2 Jeffrey Harmon: "O Jesus de The Chosen é o Jesus dos brasileiros"
3 No Brics, Putin responsabiliza "certos países" por crises globais
4 Talibã apela ao mundo após terremoto: "Ajudem os afegãos"
5 Na Cúpula do Brics, Bolsonaro elogia parceria com a China

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.