Leia também:
X Homem mata cinco vizinhos após eles reclamarem de barulho

Por falta de combustíveis, Cuba cancela desfile de 1° de Maio

Será a primeira vez desde 1959 que o país cancela o evento por razões econômicas

Pleno.News - 30/04/2023 12h33 | atualizado em 02/05/2023 18h43

Cuba não terá tradicional celebração no dia 1° de maio Foto: Pixabay

Cuba não vai realizar nesta segunda-feira, dia 1° de maio, seu tradicional desfile anual do Dia Internacional dos Trabalhadores, na Praça da Revolução, devido à crise de combustíveis que vem afetando o país há várias semanas. O anúncio foi feito por fontes sindicais do país.

Esta é a primeira vez desde a revolução cubana, em 1959, que o desfile do dia 1° de Maio é suspenso por motivos econômicos. Em 2020 e 2021, a celebração também foi cancelada, mas a causa foi a pandemia de Covid-19. A marcha do Dia dos Trabalhadores costuma ser um grande evento na capital, com uma forte mobilização.

Em vez disso, este ano serão realizados eventos menores em comunidades, centros de trabalho e escolas durante vários dias e desfiles nos municípios do país. O evento principal vai acontecer na esplanada Malecón, em Havana, para onde serão convocados os moradores do centro da capital que puderem ir a pé.

PIOR CRISE EM ANOS
Na semana passada, o governo cubano disse que os problemas de abastecimento de combustível durariam pelo menos até maio e, portanto, daria prioridade aos serviços vitais de transporte.

A primeira declaração do governo sobre a falta de combustível foi feita uma semana antes pelo presidente Miguel Díaz-Canel, que disse que a situação se devia ao “não cumprimento” dos países fornecedores, que também estão passando por uma “situação energética complexa”.

As consequências dessa crise são diretas na vida econômica e social do país. Cinco universidades, uma delas em Havana, suspenderam as aulas presenciais esta semana, por causa dos transportes públicos afetados; também, muitas pessoas voltaram ao trabalho remoto.

Em meados de abril, o presidente Miguel Díaz-Canel admitiu que não estava “claro” como conseguiria “sair desta situação”. Segundo ele, atualmente Cuba consome menos de 400 toneladas de combustível das 500 a 600 de que necessita diariamente.

Diante deste cenário, Cuba tomou a decisão de fechar a torneira para ter combustível suficiente para os próximos meses. As autoridades preservaram a disponibilidade para atividades prioritárias, entre as quais o setor de turismo, motor da economia cubana.

*AE

Leia também1 Botijão de gás ficará mais caro a partir desta segunda-feira
2 Arthur Lira critica articulação política do governo Lula
3 Instituto Luisa Mell muda nome e diz que ativista nunca doou
4 Após polêmica, Agrishow decide cancelar cerimônia de abertura
5 Desemprego cresce neste início de governo Lula e vai a 8,8%

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.