Leia também:
X Presidente do México comemora anulação de condenações de Lula

Popularidade de Harry e Meghan despenca no Reino Unido

Rejeição surge após entrevista bombástica à apresentadora Oprah

Pleno.News - 12/03/2021 16h49 | atualizado em 12/03/2021 17h19

Popularidade do príncipe Harry e de Meghan Markle despenca no Reino Unido após entrevista com Oprah

O príncipe Harry e sua mulher, Meghan, estão atingindo níveis recordes de impopularidade entre os britânicos após sua entrevista na televisão americana e acusações de racismo, revelou uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (12).

De acordo com a pesquisa realizada pelo instituto YouGov com 1.664 adultos, pela primeira vez há mais britânicos com opinião negativa (48%) do que positiva (45%) de Harry, de 36 anos, neto da rainha Elizabeth II e sexto na linha de sucessão.

Por sua vez, 31% dos entrevistados têm uma visão positiva de Meghan Markle, enquanto 58% a veem negativamente.

Em contrapartida, os dados sugerem que a popularidade do restante da família real não registrou queda com as revelações do duque e da duquesa de Sussex, que citaram a pressão insustentável da mídia, o racismo e a falta de apoio real aos pensamentos suicidas de Meghan como razões para sua saída da monarquia.

Em entrevista à estrela da televisão americana Oprah Winfrey, o casal fez alusão a conversas com um membro não identificado da família real – que mais tarde ressaltou que não se tratava nem da rainha nem de seu marido Philip, de 99 anos – sobre a cor da pele que seus filhos teriam, visto que a mãe de Meghan é negra.

Com um índice de aprovação de 80%, Elizabeth II continua no topo da lista britânica de personalidades reais favoritas.

O príncipe William, irmão de Harry e segundo na linha de sucessão, e sua mulher, Kate, também permanecem muito populares, com cerca de três quartos de opiniões favoráveis.

Apenas o príncipe Charles, de 72 anos, pai de Harry e William, e herdeiro da coroa, foi prejudicado, com aumento de 6 pontos nas opiniões negativas sobre ele (até 42%) e queda de 9 pontos nas opiniões favoráveis (49%).

No entanto, nem tudo é negativo para os duques de Sussex, pois uma análise aprofundada revela uma grande disparidade de acordo com a idade dos entrevistados: a maioria dos britânicos com entre 18 e 24 anos têm opinião positiva sobre o príncipe Henry (59%) e Meghan (55%).

Mas as pesquisas são muito mais favoráveis a eles nos Estados Unidos, onde a popularidade do casal disparou após a entrevista, atingindo 69% (+23 pontos) e 67% (+22 pontos) de aprovação respectivamente.

Isso os torna, em números, os mais apreciados da família real britânica nos Estados Unidos, superando até mesmo a rainha (65%), segundo levantamento da Morning Consult.

*Estadão com AFP

Leia também1 Meghan diz que a família real discutiu cor da pele de seu filho
2 Saiba quanto o príncipe Harry herdou de Lady Diana
3 'Não somos racistas', diz William sobre falas de Harry e Meghan
4 Veja 10 protocolos da monarquia "quebrados" por Meghan Markle
5 Rainha se pronuncia sobre Harry e Meghan: 'A família está triste'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.