Pompeo, secretário dos EUA, faz visita surpresa ao Iraque
Anúncio da ida do governista foi feito apenas duas horas antes de sua chegada
Camille Dornelles - 09/01/2019 09h04 | atualizado em 09/01/2019 09h07
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, realizou uma visita surpresa ao Iraque nesta quarta-feira (9). Ele desembarcou no aeroporto da capital Bagdá sem avisar e foi recebido pelo presidente da Câmara dos Deputados do país, Mohammed al Halbusi.
A Casa Branca revelou que só puderam avisar ao governo iraquiano da ida de Pompeo duas horas antes da chegada por “razões de segurança”. Mike Pompeo está no Oriente Médio e tem encontros marcados na Jordânia, que ocorreu nesta terça, Egito, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Catar, Arábia Saudita, Omã e Kuwait.
No começo da excursão, Pompeo afirmou que a retirada de tropas americanas da Síria, anunciada por Trump em dezembro, não vai comprometer a ofensiva contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).
VISITA DE TRUMP AO IRAQUE
No dia 26 de dezembro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou uma visita não anunciada ao Iraque para ver as tropas de seu país, mas não se encontrou com as autoridades locais. Essa decisão causou polêmica no governo iraquiano.
O primeiro-ministro, Adil Adbel-Mahdi, afirmou que estava previsto um encontro com Pompeo nessa ocasião, mas que o mesmo foi cancelado por “divergências de opiniões” na organização da reunião.
*Com informações da Agência EFE
Leia também1 Honduras deseja abrir embaixada em Jerusalém
2 Pretendemos trabalhar juntos, diz Mike Pompeo sobre Brasil
3 Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, chega a Brasília