Pompeo rebate mídia e nega retirada de apoio ao Brasil
Secretário de Estado norte-americano se manifestou sobre OCDE em rede social
Ana Luiza Menezes - 10/10/2019 20h59 | atualizado em 11/10/2019 03h55

Nesta quinta-feira (10), o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, negou que os Estados Unidos tenham retirado apoio ao Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo ele, o conteúdo da carta enviada ao secretário-geral da OCDE não indica uma “precisão” na retirada da candidatura do Brasil.
Pompeo se manifestou por meio de uma rede social e ressaltou o apoio para a adesão do Brasil.
– A carta vazada não representa com precisão a posição dos Estados Unidos em relação ao alargamento da OCDE. Somos apoiadores entusiasmados para a entrada do Brasil nessa importante instituição e os EUA vão fazer dar um grande apoio para a inclusão do Brasil. Saudamos as promessas do Brasil para reformas econômicas e os esforços para aplicar as melhores práticas e adequação da plataforma regulatória aos padrões da OCDE – declarou.
O americano também rebateu o que foi noticiado pela mídia.
– Ao contrário das notícias da mídia, os Estados Unidos, consistente com a declaração conjunta dos presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro de 19 de março, mantém total apoio para os esforços para o Brasil iniciar o processo de se tornar membro pleno da OCDE – escreveu.

Leia também1 OCDE: Itamaraty diz que EUA seguem apoiando o Brasil
2 Embaixada dos EUA apoia a entrada do Brasil na OCDE
3 Carlos sobre OCDE: EUA não retiraram o apoio para o Brasil