Leia também:
X Fernando Haddad: “Sem Lira e Pacheco, não estaríamos aqui”

Zelensky responde a Lula e diz que não negocia território

Presidente ucraniano deu declarações nesta sexta-feira

Pleno.News - 08/04/2023 10h56 | atualizado em 10/04/2023 23h02

Volodymir Zelensky Foto: EFE/EPA/SERGEY DOLZHENKO

Nesta sexta-feira (7), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assegurou que a ordem voltará às relações internacionais “somente quando a bandeira ucraniana retornar à Crimeia” e lá houver liberdade. Ele se pronunciou horas depois de saber de sugestões, como uma recente do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para que Kiev renuncie à Crimeia para parar a guerra.

– O mundo deveria saber: o respeito e a ordem retornarão às relações internacionais somente quando a bandeira ucraniana retornar à Crimeia, quando houver liberdade lá, como em qualquer outro lugar da Ucrânia – disse Zelensky.

A fala ocorreu durante seu habitual discurso noturno.

Segundo informações da France Presse, Lula sugeriu, na última quinta-feira (6), que a Ucrânia pode ter que ceder o território da península da Crimeia e negociar com a Rússia para facilitar um entendimento que ponha fim à guerra.

– [Vladimir] Putin não pode ficar com o terreno da Ucrânia. Talvez se discuta a Crimeia. Mas o que ele invadiu de novo, tem que se repensar. O Zelensky não pode querer tudo. O mundo precisa de tranquilidade (…). A gente precisa encontrar uma solução – comentou o petista.

DISCURSO DE ZELENSKY
Ainda em seu discurso desta sexta, o presidente ucraniano fez alusão à Crimeia ao comentar que o país acrescentou “uma nova tradição de respeito à vida oficial do nosso Estado”, em relação à comunidade muçulmana naquela região.

– Centenas de milhares de muçulmanos na Ucrânia e na comunidade muçulmana do mundo [diferentes países, diferentes nações] observam um jejum estrito durante o mês sagrado do Ramadã. Quando o sol se põe, tem lugar o jantar Iftar – disse.

Segundo Zelensky, na Ucrânia “é respeitado todos os lados, e mesmo na linha de frente, mesmo em condições de combate”.

– O povo tártaro da Crimeia respeita o Ramadã. O respeito deve ser sempre mútuo. Portanto, a partir deste ano, um evento de respeito tão especial será realizado anualmente na Ucrânia com a participação do chefe de Estado. E, hoje, pela primeira vez no centro cultural tártaro da Crimeia – afirmou.

O presidente da Ucrânia, juntamente com soldados muçulmanos ucranianos, líderes dos Mejlis do povo tártaro da Crimeia e representantes do clero muçulmano, participaram do Iftar, jantar realizado durante o mês sagrado do Ramadã para os muçulmanos.

O evento aconteceu no território do centro cultural tártaro da Crimeia, na região de Kiev.

Neste ato, Zelensky afirmou que “a grande comunidade muçulmana mundial pode sempre confiar na Ucrânia”, no seu “respeito e solidariedade”.

*Com EFE

Leia também1 Brasileiro é condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos
2 Italiano morre e 7 turistas ficam feridos em ataque em Israel
3 Juiz federal nos EUA derruba aprovação de pílula abortiva
4 Kid Rock pede boicote a cerveja após anúncio com mulher trans
5 Stormy Daniels diz que Donald Trump "não merece ser preso"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.