Leia também:
X Morre, aos 22 anos, a cantora australiana Lil Bo Weep

Zelensky quer que Rússia seja reconhecida como ‘terrorista’

Presidente ucraniano discursou ao Parlamento britânico, nesta terça-feira

Pleno.News - 08/03/2022 15h17 | atualizado em 08/03/2022 16h08

Volodymyr Zelensky Foto: EFE/EPA/UK PARLIAMENTARY RECORDING UNIT HANDOUT

Durante discurso ao Parlamento britânico, nesta terça-feira (8), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu que o Ocidente reconheça a Rússia como um “Estado terrorista”. As informações são do portal UOL.

– Por favor, aumente a pressão das sanções contra esse país e reconheça aquele país como Estado terrorista e garanta que nossos céus ucranianos estejam a salvo. Por favor, faça o que precisa ser feito – falou o líder ucraniano.

Ele comentou ainda a decisão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que não implementou uma zona de exclusão aérea na Ucrânia para evitar ofensivas russas. A Otan alega que não está em guerra contra a Rússia e que os ucranianos não fazem parte da organização.

– Houve reunião do conselho da Otan, sentimos que não tivemos o resultado que esperávamos. Infelizmente, as alianças nem sempre funcionam como deveriam, pois a zona de exclusão aérea não pôde ser estabelecida – disse Zelensky.

Presidente ucraniano discursou ao Parlamento britânico, nesta terça-feira Foto: EFE/EPA/UK PARLIAMENTARY RECORDING UNIT HANDOUT

Segundo ele, mais de 50 crianças já foram mortas pelo exército russo desde o início do conflito.

Após as considerações do presidente da Ucrânia, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, defendeu a entrega de armas aos ucranianos.

– Nossos líderes e aliados estão determinados a pressionar e fornecer aos amigos ucranianos armas necessárias a defender sua pátria e pressionar para trazer sanções ainda mais importantes. Nunca antes no último século na democracia houve anúncio como esse. Uma grande capital europeia sobre ameaça russa e o presidente firme em nome da democracia e liberdade. Então é correto defender esse movimento e tenho certeza que é emocionante para todos. Nesse momento todos somos ucranianos, defendendo suas casas e suas famílias contra esse ataque brutal.

Leia também1 Biden proíbe compra de petróleo russo nos Estados Unidos
2 Rússia ameaça 'cortar' gás da Europa em retaliação a sanções
3 Putin autoriza o confisco de dinheiro nos bancos oficiais russos
4 Reino Unido, Canadá e Holanda anunciam esforço contra Putin
5 Reino Unido afirma que invasão russa está com problemas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.