Zelensky fala em indicar Donald Trump ao Nobel da Paz
Presidente dos EUA prometeu que próximo acordo de paz que selará será o da Ucrânia
Thamirys Andrade - 09/10/2025 17h01 | atualizado em 09/10/2025 17h35

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que indicará o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Prêmio Nobel da Paz se ele contribuir para o fim da guerra com a Rússia. O objetivo do chefe de Estado é buscar obter mais envolvimento do líder norte-americano nas negociações de paz na Ucrânia, persuadindo-o a exercer mais pressão sobre o presidente russo Vladimir Putin.
– Se Trump der ao mundo, e acima de tudo ao povo ucraniano, a chance de tal cessar-fogo, então, sim, ele deve ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Nós o indicaremos em nome da Ucrânia – declarou o presidente ucraniano a repórteres, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.
A fala de Zelensky ocorre nesta quinta-feira (9), na esteira do anúncio do acordo de paz entre Israel e Hamas, promovido pelo presidente estadunidense. Segundo Donald Trump, os reféns de Israel serão libertados na próxima segunda-feira (13) e Gaza será reconstruída.
Na última terça-feira (7), parlamentares da Ucrânia fizeram uma moção pedindo que políticos do país apoiem a indicação de Trump para o prêmio. O vencedor do Nobel da Paz de 2025 será anunciado já nesta sexta (10).
Como mostrou o Pleno.News, Trump afirmou nesta quinta que o acordo entre Israel e Hamas é o oitavo conflito que ele solucionou, e prometeu que a guerra da Ucrânia será o próximo acordo de paz que ele selará.
Leia também1 Trump diz que próximo acordo de paz que selará vai ser da Ucrânia
2 Hamas anuncia conclusão de acordo e fim da guerra
3 Netanyahu defende Prêmio Nobel da Paz a Trump: "Ele merece"
4 Nobel de Literatura vai para autor que escreveu Tango de Satã
5 Israel não libertará envolvidos nos ataques de 7 de outubro



















