Leia também:
X Inflação na Argentina chega a 108,8% nos últimos 12 meses

Zelensky desembarca na Itália para encontrar o papa Francisco

Presidente ucraniano tem agendas com o presidente italiano e com a primeira-ministra

Pleno.News - 13/05/2023 11h09 | atualizado em 15/05/2023 19h05

Volodymyr Zelensky em visita na Itália Foto: EFE/EPA/QUIRINAL PALACE PRESS OFFICE

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi recebido, neste sábado (13), com honras militares pelo chefe de Estado da Itália, Sergio Mattarella, com quem iniciou sua agenda em Roma, que inclui também encontros com a primeira-ministra, Giorgia Meloni, e com o papa Francisco.

Mattarella recebeu o mandatário ucraniano no pátio do Palácio do Quirinal, sede da Presidência, onde Zelensky recebeu as honras militares e onde foram ouvidos os hinos dos dois países, além de a bandeira da Ucrânia ser hasteada.

Mattarella confirmou o total apoio da Itália à Ucrânia em termos de ajuda militar, financeira, humanitária e de reconstrução, a curto e longo prazo porque, disse, “não estão em jogo a independência e a integridade territorial da Ucrânia, mas também a liberdade das pessoas e a ordem internacional”, segundo fontes do Quirinal.

Zelensky, por sua vez, insistiu que “a paz deve restaurar a Justiça e o direito internacional”, por isso “deve ser uma verdadeira paz e não uma rendição”, segundo as mesmas fontes.

Após o encontro com o chefe de Estado italiano, Zelensky dirigiu-se ao palácio Chigi, onde se encontra reunido com Meloni.

O encontro com o papa Francisco, por sua vez, ocorre em meio à missão de paz vaticana anunciada pelo pontífice no voo de volta de sua recente viagem à Hungria e da qual ainda não se conhecem os detalhes, embora uma fonte do Vaticano tenha dito à imprensa russa que o encontro “não está diretamente relacionado”.

Será a primeira reunião entre os dois desde o início da guerra, embora já se conheçam porque Francisco recebeu o presidente ucraniano em audiência no dia 8 de fevereiro de 2020.

A capital italiana se protegeu para a visita e as forças de segurança maximizaram as medidas de segurança com mil agentes mobilizados.

*EFE

Leia também1 China: Nova Guerra Fria seria ruim para relação com Europa
2 Fernando Haddad pede ajuda aos EUA para socorrer Argentina
3 Guerra: EUA acusam África do Sul de fornecer armas à Rússia
4 Telegram já foi bloqueado em países como Cuba, China e Irã
5 Após visita de Amorim, Zelensky diz esperar ida de Lula à Ucrânia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.