“Estou muito interessado no apoio de Lula”, afirma Zelensky
Presidente ucraniano deu declarações nesta sexta-feira
Pleno.News - 25/02/2023 21h04 | atualizado em 27/02/2023 11h38

Nesta sexta-feira (24), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, expressou o interesse em se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele ajude a Ucrânia a somar a América Latina aos esforços para conseguir uma paz “justa” que envolve a retirada das tropas russas de seu país.
– Estou muito interessado no apoio de Lula – disse Zelensky.
A declaração surgiu durante entrevista coletiva com a imprensa internacional realizada em Kiev, no primeiro aniversário da invasão em grande escala da Rússia.
Zelensky manifestou seu desejo de se encontrar pessoalmente com Lula para que ele promova a “fórmula para a paz” apresentada pela Ucrânia para encerrar a guerra com a aplicação da Carta da ONU e a retirada das tropas russas de seu território.
O presidente ucraniano atribuiu a ambivalência com que alguns países latino-americanos responderam à agressão russa à “campanha de informação” de Moscou. Ele defendeu a intensificação das relações com essas nações “para que a verdade seja conhecida” e que elas se alinhem com a Ucrânia.
– Todos os países que não apoiam a destruição de outros Estados devem falar, porque temos interesses comuns e estamos do mesmo lado – disse Zelensky.
Ele abrirá novas embaixadas na América Latina para aprofundar os contatos políticos, econômicos e de segurança.
*EFE
Leia também1 Aliado de Lula, ditador Ortega proíbe procissões de Páscoa
2 Cientistas se preocupam com o nível da "Geleira do Apocalipse"
3 Após casos em humanos, gripe aviária H5N1 preocupa OMS
4 Putin concede cidadania russa aos atletas Malcom e Claudinho
5 Guerra na Ucrânia chega a 1 ano com mais de 8 mil civis mortos