Zelensky enviará socorristas ucranianos para a Turquia
Presidente da Ucrânia divulgou decisão, nesta terça-feira
Pleno.News - 07/02/2023 15h44 | atualizado em 07/02/2023 16h45

Nesta terça-feira (7), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que o país enviará equipamentos e um grupo de socorristas para ajudar com os trabalhos de salvamento após a série de terremotos que sacudiram o sul da Turquia.
Em conversa com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, o líder ucraniano reforçou as condolências pela catástrofe, que deixou 5 mil mortos nos territórios turco e sírio, segundo escreveu o próprio Zelensky, no Twitter.
– Comuniquei a decisão de enviar uma equipe de socorristas e equipamentos da Ucrânia para a Turquia, que ajudarão a aliviar as consequências. Logo, chegarão às regiões afetadas na Turquia – garantiu.
Além disso, o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, anunciou que Kiev dará ajuda humanitária e assistência técnica, de acordo com declarações veiculadas pela agência local de notícias “Ukrinform”.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da antiga república soviética informou mais cedo que, provavelmente, dois ucranianos morreram no terremoto, mas a embaixada da Ucrânia em Ancara ainda não conseguiu confirmar as identidades deles. Quatro cidadãos ucranianos ficaram feridos e outros 19 estão desaparecidos, completou a informação a Chancelaria.
*EFE
Leia também1 França tem ato contra projeto de reforma da previdência
2 Turquia: Ex-jogador do Chelsea é resgatado vivo de escombros
3 Embaixador da UE no Brasil se desculpa por crítica a Lula
4 Pentágono contata com países latino-americanos por balão
5 Congressista americana critica apresentação de Sam Smith: "Demoníaca"