Xi Jinping se refere a Lula como “amigo de longa data”
Presidente chinês ressalta "amizade entre China e Brasil"
Monique Mello - 14/04/2023 14h41 | atualizado em 14/04/2023 16h49
Xi Jinping, presidente da China, referiu-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “amigo de longa data”, em reunião com o petista nesta sexta-feira (14), em Pequim. De acordo com o ditador comunista, Lula “presta muita atenção à amizade entre China e Brasil”.
– O senhor, presidente Lula, é nosso amigo de longa data e presta muita atenção à amizade entre China e Brasil – disse durante as declarações iniciais do encontro.
O presidente chinês manifestou ainda satisfação pela recuperação de Lula após diagnóstico de pneumonia, que havia adiado a ida do petista ao país asiático.
As declarações foram reproduzidas pelo canal oficial da Secretaria de Comunicação Social do governo brasileiro no Twitter.
O líder chinês afirmou que Brasil e China são os maiores expoentes em relação aos países em expansão no mundo.
– A China trata como estratégica e de longo alcance as relações entre China e Brasil, e dá lugar de destaque a nossas relações exteriores – afirmou.
– China e Brasil são os maiores países em desenvolvimento e importantes mercados emergentes dos dois hemisférios. Temos interesses em comum – concluiu.
Leia também1 Confira detalhes sobre os 15 acordos assinados por Lula e Xi
2 Lula leva Stédile à China, após líder do MST pregar invasões
3 China: Não venderemos armas a nenhum dos lados da guerra
4 Jornal dos EUA critica Lula: "O Ocidente esperava um parceiro"
5 Deltan ironiza discurso de Dilma na China: "Chorar pra não rir"