Leia também:
X Temporais provocam danos no Paraguai e avançam para Brasil

Xi Jinping diz que China ‘sempre será construtora da paz mundial’

Recentemente, porém, presidente chinês afirmou que quem oprimisse o país teria "sua cabeça ensanguentada contra a Grande Muralha"

Paulo Moura - 25/10/2021 11h46 | atualizado em 25/10/2021 12h09

Xi Jinping Foto: EFE/EPA/Zhang Ling/Xinhua

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que o país asiático “estará comprometido com o caminho de um desenvolvimento pacífico e sempre será um construtor da paz mundial”. A declaração foi dada em discurso para marcar os 50 anos do retorno do país à Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo Xi Jinping, desde o retorno, há meio século, a colaboração da China com a ONU tem se aprofundado e o país tem cumprido sua responsabilidade como membro do Conselho de Segurança.

Xi Jinping também destacou o papel da China no apoio a outros países em desenvolvimento no que chamou de justa luta para salvaguardar a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento.

Por fim, o governante chinês ainda declarou que seu país tem compartilhado sua experiência em resposta à Covid-19 com o mundo, “tendo enviado grandes quantidades de insumos, vacinas e medicamentos a outros países”.

Apesar de falar em paz mundial no discurso comemorativo, o mesmo Xi Jinping declarou, em julho deste ano, que “o povo chinês nunca permitirá que nenhuma força estrangeira abuse, oprima ou subjugue o país” e que quem tentasse fazer isso teria “sua cabeça ensanguentada contra a Grande Muralha de aço forjada por mais de 1,4 bilhão de chineses”.

*Com informações AE

Leia também1 Doria se irrita com pergunta sobre traição a Alckmin. Vídeo
2 "A paciência do povo se esgotou", diz Bolsonaro sobre combustível
3 Alec Baldwin cancela todos os projetos após tragédia em set
4 STF julgará processos que podem limitar poderes da Justiça Militar
5 Ana Maria faz tomografia após bater a cabeça em queda

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.