Xi diz a Biden que guerra na Ucrânia ‘deve ter fim em breve’
Líder chinês também defendeu diálogo entre as alianças ocidentais e a Rússia
Gabriela Doria - 18/03/2022 14h57 | atualizado em 18/03/2022 16h03

Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Joe Biden, conversaram nesta sexta-feira (18) sobre a guerra na Ucrânia, que em breve completará um mês. Segundo o líder chinês, ele acredita que o conflito deve ter fim logo.
Ainda de acordo com a TV estatal chinesa, Xi usou em seu diálogo com Biden o termo “guerra”, ao se referir à invasão da Ucrânia – ao contrário do que determina Vladimir Putin, que batizou o conflito como “operação militar especial”.
– As principais prioridades agora são continuar o diálogo e as negociações, evitar baixas civis, prevenir uma crise humanitária, cessar os combates e acabar com a guerra o mais rápido possível. A crise da Ucrânia é algo que não queremos ver – disse Xi a Biden na videoconferência.
O chefe do governo chinês também mudou o tom ao defender que os países que compõem a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) devem tentar manter um diálogo com a Rússia em busca de uma solução para o conflito. Até o momento, ocorreram apenas troca de acusações, ameaças e sanções entre o país de Putin e parte das nações ocidentais.
– Todas as partes devem apoiar conjuntamente o diálogo e as negociações Rússia-Ucrânia. Os Estados Unidos e a Otan também devem conduzir conversas com a Rússia para resolver o mais importante da crise na Ucrânia e resolver as preocupações de segurança tanto da Rússia quanto da Ucrânia – afirmou Xi, sempre segundo informações das agências oficiais chinesas.
Leia também1 Sem avanço por terra, Rússia ataca a distância e atinge civis
2 Países europeus querem indicar Zelensky ao Nobel da Paz
3 China diz a Biden que conflito não é de interesse de ninguém
4 Putin cita Bíblia para defender guerra e fala em 'salvar' Ucrânia
5 Ataques em Kiev atingem creche e escola e deixam um morto