CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X União Europeia aplica sanções a hackers chineses e russos

Weintraub é confirmado como diretor do Banco Mundial

Ex-ministro da Educação foi eleito pelos membros da instituição para mandato que vai até 31 de outubro

Pleno.News - 31/07/2020 07h19

Abraham Weintraub Foto: Agência Brasil/Wilson Dias

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi eleito nesta quinta-feira (30) como diretor-executivo no conselho administrativo do Banco Mundial. O ex-ministro da Educação disse que já havia participado de reuniões na instituição, mas agora assumirá oficialmente as funções na primeira semana de agosto.

– Essa semana já tive algumas reuniões, estou me preparando. Semana que vem começo oficialmente já como diretor do Banco Mundial – disse.

A aprovação de seu nome já era esperada, visto que o Brasil tem maioria do poder de voto do grupo que compõe com outros oito países –Colômbia, Equador, Haiti, Panamá, Suriname, República Dominicana, Filipinas e Trinidad & Tobago.

A votação terminou nesta quinta-feira (30) e o resultado oficial foi divulgado em comunicado pelo banco. Weintraub agora dá início aos trâmites burocráticos para um mandato que vai até 31 de outubro e, depois, precisa ser renovado no mesmo processo –indicação do governo brasileiro e aprovação do grupo multilateral.

O ex-ministro, que estava morando em um apart-hotel nos arredores de Washington, onde fica a sede do Banco Mundial, postou nas redes sociais que havia se mudado para uma casa. Por causa da pandemia, porém, a instituição segue fechada e com reuniões remotas.

O posto para o qual o ex-ministro foi indicado estava ocupado interinamente pela economista filipina Elsa Agustin, que assumiu a função em janeiro de 2019. O ex-ministro chegou aos Estados Unidos no dia 20 de junho, após deixar o cargo de chefe do MEC.

*Folhapress

Leia também1 Bolsonaro: "Chegarão 100 milhões de vacinas de Oxford"
2 Damares: 'Michelle é a irmã mais nova que Jesus me deu'
3 Moraes amplia bloqueio de contas de aliados de Bolsonaro
4 Em gesto nobre, Bolsonaro faz convite a João Doria
5 Carla Zambelli direciona orações a Michelle Bolsonaro

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo