Leia também:
X Rússia reivindica ataque a navio britânico, mas Reino Unido nega

Kamala Harris visitará fronteira dos EUA com o México

Visita da vice-presidente acontecerá após inúmeras críticas da oposição republicana

Pleno.News - 23/06/2021 15h39 | atualizado em 23/06/2021 15h43

Kamala Harris, vice-presidente dos EUA Foto: EFE/ Esteban Biba

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, visitará na sexta-feira (25) a cidade de El Paso (Texas), na fronteira com o México, após receber inúmeras críticas da oposição republicana por ainda não ter viajado à área fronteiriça.

Harris viajará a El Paso junto com o secretário de Segurança Nacional dos EUA, Alejandro Mayorkas, segundo confirmou seu gabinete depois que o jornal Politico e outros meios de comunicação divulgaram a notícia.

– A vice-presidente Harris viajará para El Paso, Texas, na sexta-feira, 25 de junho – disse a porta-voz da Harris, Symone Sanders, em um comunicado.

Esta será a primeira visita de Harris à fronteira sul dos Estados Unidos desde que assumiu o cargo no último mês de janeiro, e acontecerá duas semanas depois de ter viajado ao México e à Guatemala para discutir com os governantes desses países as causas que geram a imigração irregular para o norte.

Harris aceitou em março a missão de negociar com os líderes do Triângulo Norte da América Central (Guatemala, Honduras e El Salvador) e tentar lidar com os problemas que geraram recordes na chegada de imigrantes indocumentados à fronteira dos EUA nos primeiros meses da presidência de Joe Biden.

Embora seu papel seja principalmente diplomático, a oposição republicana a critica há meses por não visitar a fronteira com o México, enquanto Harris insiste que seu trabalho se concentra nas causas da migração, não nas consequências.

Finalmente, durante sua visita ao México há duas semanas, Harris prometeu que iria para a fronteira, e sua porta-voz enfatizou nesta quarta-feira que sua viagem é parte de seu “trabalho” para “abordar as raízes da migração de El Salvador, Guatemala e Honduras”.

Sua visita acontecerá em um momento em que o governo do México espera que em breve haja avanços para conseguir a reabertura da fronteira comum, fechada para viagens não essenciais por mais de um ano devido à pandemia da covid-19.

Mayorkas, que acompanhará Harris na sexta-feira, esteve no México na semana passada para analisar a possibilidade de reabrir a área fronteiriça após 15 meses de restrições.

Além disso, a visita de Harris a El Paso acontecerá alguns dias antes de o ex-presidente Donald Trump (2017-2021) também viajar para a fronteira com o México acompanhado pelo governador do Texas, Greg Abbott, e legisladores republicanos, no próximo dia 30 de junho.

Trump foi rápido em reagir à notícia da visita de Harris, dizendo em comunicado que a vice-presidente “nunca teria ido” à fronteira se não fosse pelo fato de que ele também tem planos de visitá-la.

*EFE

Leia também1 EUA sugerem possível ligação de miocardite com vacinas da Covid
2 EUA admitem que não vacinarão 70% de adultos até 4 de julho
3 Presidente eleito do Irã rejeita possibilidade de falar com Biden
4 Covid: EUA doarão 14 milhões de vacinas para América Latina
5 Covid-19: EUA doam 2,5 milhões de vacinas a Taiwan

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.