Leia também:
X iFood anuncia fim das operações na Colômbia

Venezuela fechou 15 rádios na última semana, diz sindicato

Sindicato dos trabalhadores da imprensa diz que a medida é "ação arbitrária"

Pleno.News - 23/10/2022 08h28 | atualizado em 24/10/2022 12h04

Venezuela fechou 15 rádios na última semana Foto: Pixabay

A Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) da Venezuela ordenou, na última semana, o fechamento de 15 emissoras de rádio que operavam em três estados fronteiriços do país, segundo um relatório do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa (SNTP), atualizado neste sábado (22).

– Oito emissoras foram fechadas no estado de Táchira (fronteira com a Colômbia) por ordem da Conatel, sob o argumento de não habilitação – disse o sindicato por meio de mensagem no Twitter, na qual critica a medida como uma “ação arbitrária”.

Com esses fechamentos, segundo a organização, 70% das emissoras da cidade de Rubio estão impedidas de transmitir e “as garantias de exercício da liberdade de expressão e acesso à informação ficam ainda mais fragilizadas”.

– Exigimos condições e processos justos para obter concessões e qualificações – acrescentou a mensagem.

Na sexta-feira (21), o sindicato informou o fechamento de mais seis estações no estado de Zulia, também na fronteira com a Colômbia, um fato que ocorreu “em menos de 24 horas”.

– Já existem 15 estações suspensas em Zulia entre setembro e outubro – lembrou o SNTP.

Além disso, na última terça-feira (18), segundo o grupo de trabalhadores de imprensa, a Conatel fechou uma emissora de rádio no estado de Sucre, localizado em frente ao mar do Caribe. Entre setembro e outubro, o SNTP documentou o fechamento de oito estações naquela região litorânea.

Na semana passada, o Colégio Nacional dos Jornalistas (CNP) denunciou o fechamento de 46 emissoras de rádio em sete estados do país, que foram retiradas do ar pelo regulador de telecomunicações nos últimos quatro meses.

O secretário-geral do CNP, Delvalle Canelón, explicou à agência EFE que esses fechamentos são realizados desde julho passado pela Conatel, que não apenas ordena que as estações saiam do ar, mas também “apreende o equipamento” de transmissão dessas plataformas, uma ação que qualificou como “roubo”.

*EFE

Leia também1 Especialista diz que carta de Lula aos evangélicos chegou tarde
2 Fachin decide contra pedido da PGR sobre ‘superpoderes’ do TSE
3 Alexandre de Moraes reage à fala de Roberto Jefferson
4 TSE obriga Lula a excluir vídeo que liga Bolsonaro à violência
5 iFood anuncia fim das operações na Colômbia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.