Venezuela: EUA confirmam retirada de seus diplomatas

Secretário de Estado se pronunciou nesta quinta-feira

Pleno.News - 14/03/2019 18h21

Venezuela atravessa grave crise política, econômica e social Foto: EFE/ Cristian Hernández

Nesta quinta-feira (14), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, anunciou que todos os seus diplomatas já saíram da Venezuela. Segundo ele, Washington restabelecerá sua presença diplomática no país sul-americano uma vez que a transição para a democracia tiver começado.

Pompo indicou ainda que esses diplomatas seguirão trabalhando pela Venezuela a partir de outras situações que ele não especificou. Mesmo longe, eles têm a tarefa de ajudar a tramitar o fluxo de assistência humanitária à população venezuelana e apoiando os atores democráticos que resistem à tirania.

– Sei que é um momento difícil para eles. Estão plenamente dedicados à nossa missão de apoiar as aspirações do povo venezuelano para viver em uma democracia e construir um futuro melhor para suas famílias – opinou.

Além disso, o secretário de Estado assinalou que o governo americano, em todos os níveis, mantém firme a sua determinação e o seu apoio ao povo da Venezuela e ao líder opositor Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente interino em 23 de janeiro e obteve o reconhecimento de 54 países, entre eles os EUA.

RETIRADA DO PAÍS
Na noite da última segunda-feira, o secretário de Estado garantiu que a retirada dos diplomatas ocorreria ao longo desta semana. Ele destacou que a decisão era um reflexo da deterioração da situação na Venezuela, assim como da conclusão que a presença de pessoal diplomático na embaixada se transformou em um obstáculo para a política americana.

Os EUA afirmam que essas foram as razões pelas quais foi decidida a retirada dos diplomatas. Entretanto, o governo de Nicolás Maduro afirmou que ele estava expulsando os funcionários americanos que permaneciam no país, que receberam 72 horas de prazo para deixar o país.

*Com informações da Agência EFE

LEIA TAMBÉM+ Leão é "preso" pela polícia após fugir de parque nacional
+ Eduardo: "Venezuela e Cuba são escória da humanidade"
+ Venezuela: Restabelecimento total de energia é anunciado


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo