Venezuela critica nota do governo Lula sobre as eleições
Governo de Nicolás Maduro afirmou que o texto do governo brasileiro parece ter sido ditado "pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos"
Henrique Gimenes - 26/03/2024 19h32 | atualizado em 27/03/2024 10h05
Horas após o governo brasileiro manifestar preocupação com as eleições na Venezuela, o governo de Nicolás Maduro se manifestou sobre a nota do Itamaraty. Em comunicado, o governo venezuelano afirmou que o texto parece ter sido ditado “pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos”.
A posição brasileira ocorreu após a principal frente de oposição da Venezuela denunciar que não conseguiu registrar sua candidatura para as eleições presidenciais deste ano.
Em nota sobre o episódio, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil disse acompanhar “com expectativa e preocupação o desenrolar do processo eleitoral naquele país. Com base nas informações disponíveis, observa-se que a candidata indicada pela Plataforma Unitaria, força política de oposição, e sobre a qual não pairavam decisões judiciais, foi impedida de registrar-se, o que não é compatível com os acordos de Barbados”.
Já em seu comunicado, o governo da Venezuela disse repudiar “a declaração cinzenta e intrometida, redigida por funcionários do Itamaraty, que parece ter sido ditada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, onde são emitidos comentários carregados de profunda ignorância e ignorância sobre a realidade política na Venezuela”.
Leia também1 Brasil diz acompanhar eleições na Venezuela com "preocupação"
2 Venezuela: Opositores refugiam-se na embaixada argentina
3 Principal rival de Maduro não conseguiu registrar candidatura
4 Eleições na Venezuela: Opositora diz não conseguir se candidatar
5 Ditador Nicolás Maduro instala comissão contra o fascismo