Leia também:
X Crianças brancas e negras são separadas em escola

Venezuela anuncia transição para substituir Maduro

Decisão da Assembleia Nacional foi anunciada nesta terça-feira

Ana Luiza Menezes - 15/01/2019 17h15 | atualizado em 15/01/2019 19h31

Nicolás Maduro Foto: EFE/Miguel Gutiérrez

Nesta terça-feira (15), a Assembleia Nacional da Venezuela anunciou a criação de um governo de transição para substituir o presidente, Nicolás Maduro. Para o órgão, de maioria opositora, o atual líder do país é visto como usurpador, uma vez que sua reeleição não é reconhecida como legítima.

Segundo um documento emitido pela Assembleia, os poderes do Poder Executivo devem ser transferidos para que o Legislativo passe a comandar o país durante o período de transição.

– O presidente da Assembleia Nacional garantirá o cumprimento das normas legais até que se restitua a ordem democrática e o Estado de Direito no país – informou o texto.

O objetivo é que, tendo passado a transição, novas eleições gerais aconteçam no país e um novo presidente seja escolhido. Uma das medidas urgentes que o governo provisório terá que tomar envolve o restabelecimento da ordem nacional, atendendo à complexa crise humanitária.

A situação dos refugiados e migrantes também preocupa a oposição, que pretende anular todos os atos de Maduro. A declaração da Assembleia acontece após 5 dias da posse do presidente. Nicolás não é reconhecido por vários países, incluindo Estados Unidos, Brasil, Argentina e a União Européia.

Na última sexta-feira, o presidente da Assembleia, Juan Guaidó, chegou a se declarar como novo presidente da Venezuela. Entretanto, ele foi detido no domingo, mas já foi liberado.

Leia também1 Sem chefs, Trump compra cerca de mil hambúrgueres
2 Frio mata pelo menos 15 crianças em um mês na Síria
3 Após elogio de Trump, Maduro chama Bolsonaro de Hitler

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.