Leia também:
X Para Henkel, Bolsonaro nos EUA “derruba todas as narrativas”

Veja sobre o que Bolsonaro falou durante a Cúpula das Américas

Presidente rebateu acusações sobre a Amazônia, elogiou Joe Biden e reforçou os valores da liberdade

Pleno.News - 10/06/2022 17h03 | atualizado em 10/06/2022 18h03

Presidente Jair Bolsonaro na Cúpula das Américas Foto: EFE/EPA/ETIENNE LAURENT

Diante de líderes das Américas na manhã desta sexta-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro rebateu acusações a respeito do desmatamento da Amazônia, disse estar “maravilhado” com o americano Joe Biden e reforçou suas pautas como a defesa da família, dos militares e de liberdades de expressão e religiosa.

Bolsonaro usou boa parte do discurso para falar da preservação da Floresta Amazônica.

– Somos um dos países que mais preserva o meio ambiente e suas florestas. Mesmo preservando 66% de nossa vegetação nativa e usando apenas 27% do nosso território para pecuária e agricultura somos uma potência agrícola e sustentável, Não necessitamos da região amazônica para expandir nosso agronegócio – afirmou.

Desde que Biden tomou posse, o governo brasileiro foi pressionado a mudar sua política ambiental. Em abril do ano passado, Brasília fez uma inflexão no discurso ambiental durante a Cúpula Climática promovida por Biden. Desde então, os americanos têm elogiado nos bastidores o compromisso do governo brasileiro sobre o assunto.

– Os nossos desafios são proporcionais ao nosso tamanho. Lembro que a área da região amazônica equivale à toda Europa Ocidental – justificou Bolsonaro, que afirmou que o Código Florestal deveria “servir de exemplo” a outros países.

Aliado declarado do ex-presidente americano Donald Trump, Bolsonaro repetiu que ficou “maravilhado” com Joe Biden.

– A experiência de ontem [quinta] com Biden foi simplesmente fantástica. Estou realmente maravilhado e acreditando em suas palavras e naquilo que foi tratado reservadamente – disse.

O presidente contou aos presentes que, além da bilateral com o americano, manteve uma conversa reservada com Biden. Bolsonaro também quis demonstrar que os dois mantiveram proximidade e afirmou que ficaram sentados em uma distância inferior a um metro e “sem máscara”, mesmo sem estar vacinado contra a Covid.

– Senti muita sinceridade e muita vontade [de Biden] em resolver os problemas que fogem, obviamente, da total responsabilidade de cada um de nós, mas juntos poderemos buscar alternativas para pôr um fim nesse conflito. Eu acredito que todos trabalhando dessa maneira atingiremos os nossos objetivos, em especial o governo americano – emendou.

Apesar da alegada boa conversa com Biden, Bolsonaro não compareceu ao jantar oferecido pelo americano aos líderes estrangeiros na noite de quinta.

O presidente brasileiro também falou sobre temas recorrentes em seus discursos no Brasil.

– Atualmente, vemos ataque claro às liberdades individuais (…). Afirmamos que temos um governo que acredita em Deus, respeita os seus militares, é favorável à vida desde sua concepção, defende a família e deve lealdade a seu povo – destacou.

Biden não estava no local. O governo americano foi representado pelo Secretário de Estado, Antony Blinken, enquanto o presidente dos EUA fazia, fora dali, um discurso sobre inflação e economia doméstica no porto de Los Angeles.

“Busca incansável”
Em discurso na plenária da Cúpula das Américas, em Los Angeles, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que autoridades do País têm trabalho “desde o primeiro momento” para localizar o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira.

– Desde o último domingo, quando tivemos informação que dois cidadãos desapareceram na região do Vale do Javari, desde o primeiro momento, as nossas Forças Armadas e PF têm se destacado na busca incansável da localização dessas pessoas. Pedimos a Deus que sejam encontrados com vida – destacou.

Reportagem desta sexta (10), publicada no Estadão, mostra que o governo federal ainda não enviou para a região do Vale do Javari a Força Nacional de Segurança. Além disso, a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos (ACNUDH), Ravina Shamdasani, afirmou nesta sexta que o governo brasileiro foi “lento” para reagir ao caso.

O desaparecimento do jornalista e do indigenista na Amazônia foi um foco de tensão na passagem de Bolsonaro pelos EUA. Além do protesto de ativistas na frente do hotel do presidente, parlamentares do partido democrata e ativistas queriam que Biden cobrasse Bolsonaro sobre posicionamento a respeito do caso.

O ministro da Justiça, Anderson Torres, teve reuniões com o governo americano e britânico sobre o desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira na Amazônia. Em Los Angeles, Torres se reuniu com o assessor para meio ambiente do governo Biden, John Kerry, e com diplomatas britânicos. Britânicos e o americano pediram que o Brasil esgote as possibilidades na investigação.

*AE

Leia também1 Supermercados querem isenção de impostos na cesta básica
2 Bolsonaro: "Governo faz busca incansável por desaparecidos"
3 Bolsonaro irá inaugurar vice-consulado do Brasil em Orlando
4 TSE nega ações do PT contra motociatas de Jair Bolsonaro
5 Por 3 votos a 2, Supremo derruba decisão sobre Valdevan Noventa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.