“Vamos voltar”, diz Cristina Kirchner a seus apoiadores
Ex-presidente foi presa após ser condenada por corrupção
Henrique Gimenes - 18/06/2025 21h05 | atualizado em 20/06/2025 12h49
Nesta quarta-feira (18), a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, disse a apoiadores que ela e os aliados retornarão ao poder. A política foi condenada a seis anos de prisão por corrupção, além de ficar inelegível permanentemente.
Cristina Kirchner, que está cumprindo prisão domiciliar, falou com apoiadores direto de sua casa. O áudio foi transmitido para o grupo que estava na Praça de Maio, em Buenos Aires.
– Precisamos nos organizar para esclarecer o verdadeiro problema do nosso país: um modelo econômico em que alguns enriquecem enquanto os demais são travados por uma estrutura judicial. (…) O povo argentino demonstrou mil vezes que sabe se manter firme, que sabe lutar – disse.
A ex-presidente foi acusada de favorecer uma empreiteira na província de Santa Cruz. O empresário dono da empresa ganhou 51 licitações para obras, sendo que várias não foram iniciadas ou concluídas. De acordo com a denúncia, o episódio aconteceu entre 2003 e 2015, e causou prejuízo de 1 bilhão de dólares aos cofres públicos.
Em seu discurso, Cristina criticou a Justiça e disse que foi impedida de disputar as eleições “porque sabem que vão perder”.
– Simples e direto: poder econômico mais judiciário a serviço do partido, e o resto que se dane (…). Podem me prender, mas não vão conseguir prender todo o povo argentino – disse.
Leia também1 Google não tem dados sobre quem publicou 'minuta do golpe'
2 Rússia pode ajudar a conseguir acordo entre Israel e Irã, diz Putin
3 Pastores são assassinados dentro de casa no interior do Tocantins
4 Suprema Corte dos EUA mantém lei contra transição de menores
5 Brasil avisa a OMSA que está livre da gripe aviária