Leia também:
X Carta de Albert Einstein será leiloada por R$ 85 mil

Uruguai: Candidato de direita vence eleição presidencial

Vitória foi bem apertada

Pedro Ramos - 28/11/2019 14h28 | atualizado em 28/11/2019 14h31

Luis Lacalle Pou Foto: Reprodução

A corte eleitoral uruguaia anunciou nesta quinta-feira (28) que o vencedor das eleições presidenciais é o candidato do Partido Nacional (blanco), Luis Lacalle Pou.

Depois de dias de uma contagem minuciosa dos chamados “votos observados”, a oposição volta ao poder no Uruguai por uma diferença de cerca de 1% de votos – o escrutínio final será divulgado entre esta quinta-feira e sábado (30), porém, a corte afirmou que a distância entre Lacalle Pou e o candidato governista, da centro-esquerdista Frente Ampla, é irreversível.

– Meu reconhecimento e agradecimento a todos os homens e mulheres que estiveram defendendo os votos e a democracia em cada mesa nos últimos dias – disse Lacalle Pou por meio de sua conta no Twitter.

Daniel Martínez reconheceu a derrota pela mesma via e disse que pretende se reunir com o vencedor nesta sexta-feira (29).

Lacalle Pou chega ao poder depois da segunda tentativa – na primeira, em 2014, perdeu no segundo turno para o atual presidente, o socialista Tabaré Vázquez, da coalizão de centro-esquerda, Frente Ampla.

Sua vice-presidente, Beatriz Argimón, é presidente do Partido Nacional e uma conhecida ativista da participação multipartidária das mulheres na política e também ativista dos direitos humanos e da família.

*Folhapress

Leia também1 EUA diz que Cuba influenciou em manifestações chilenas
2 EUA: Donald Trump sanciona lei em apoio a Hong Kong
3 Após protestos, Chile reduz à metade salário de políticos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.