Leia também:
X Tunísia determina exame retal para identificar homossexuais

UE pode não rebaixar padrão do Brasil com uma condição

Conselho da União Europeia se mostrou aberta a negociar com o futuro presidente

Jade Nunes - 09/11/2018 14h40

UE não rebaixará padrão se Bolsonaro quiser revisar acordo Foto: Fernando Frazão/Agencia Brasil

A presidência do Conselho da União Europeia (UE) advertiu nesta sexta-feira (9) que não rebaixará “padrões” caso o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, queira revisar o acordo de associação negociado com o Mercosul.

– Vimos as eleições no Brasil e o que foi dito durante a campanha, que nos indica que o Brasil quer renegociar e reabrir o que já foi conquistado até o momento – indicou à imprensa a ministra da Economia da Áustria, Margarete Schramböck, em sua chegada a um Conselho de ministros de Comércio da UE.

– Do meu ponto de vista, não vamos ceder em nada que rebaixe os padrões da Europa, tanto em agricultura como em produtos industriais – comentou a presidente, que ocupa o cargo de forma rotativa.

– Não sabemos nada do novo governo do Brasil – disse, por sua vez, a comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, após ser questionada sobre o acordo que a UE negocia com o Mercosul desde 2000.

Cecilia explicou que por enquanto seu interlocutor é “o atual governo” do Brasil.

– Isso é o que fazemos e no ano que vem veremos o que acontece. Por isso estamos tentando dar o último impulso ou pelo menos o bastante para deixar o acordo verdadeiramente próximo para então discuti-lo com o novo governo – concluiu.

A comissária indicou que os contatos entre a UE e o Mercosul se “intensificaram” nas últimas semanas e que “estamos tendo progressos, mas ainda há coisas a fazer”.

Os negociadores de ambos os blocos iniciarão na próxima segunda-feira em Bruxelas uma nova rodada de negociação com a intenção de dar um impulso técnico e político aos assuntos pendentes.

– A UE continua comprometida com uma conclusão bem-sucedida de um acordo ambicioso, equilibrado e mutuamente benéfico com o Mercosul assim que estiverem presentes todos os elementos necessários – apontaram fontes comunitárias.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Presidenciável argentino se inspira em Jair Bolsonaro
2 Emmanuel Macron e Donald Trump terão reunião em Paris
3 Israel construirá mais 652 casas em Jerusalém Oriental

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.