Leia também:
X Suprema Corte dos EUA mantém acesso à pílula para aborto

Ucranianos se juntam em protesto contra Lula em Lisboa

Manifestantes se posicionaram em frente à embaixada brasileira na capital portuguesa

Pleno.News - 22/04/2023 13h21 | atualizado em 24/04/2023 20h43

Ucranianos protestam com cartazes Foto: EFE/EPA/MIGUEL A. LOPES

A Associação de Ucranianos em Portugal entregou, nesta sexta-feira (21), uma carta à Embaixada do Brasil em Lisboa expressando descontentamento e rejeição às declarações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último fim de semana de sua viagem na Ásia, a respeito da guerra na Ucrânia.

Os ucranianos também se reuniram em frente à embaixada agitando bandeiras e segurando fotografias do conflito, em protesto.

O presidente da associação, Pavlo Sadokha, disse à imprensa que eles tentarão “explicar a posição da comunidade ucraniana em Portugal e em toda a Europa, diante da invasão da Rússia” e que “a posição de Lula está errada”.

Sadhoka estava se referindo às declarações feitas pelo petista no último fim de semana, quando disse que os presidentes de Rússia e Ucrânia, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, respectivamente, “não tomam a iniciativa” de chegar à paz, enquanto “Europa e Estados Unidos acabam contribuindo para a continuação desta guerra através do envio de armas”.

– Esta guerra pode ser parada quando Putin for condenado, quando as tropas russas deixarem a Ucrânia. Só então nós poderemos sentar e conversar – disse Sadokha, afirmando que “não há países neutros” neste conflito.

A carta também “reforçará o convite de Zelensky” para que Lula visite Kiev.

– A visita do presidente Lula à Ucrânia significaria que ele compartilha os valores do mundo democrático e está do lado dos ucranianos – acrescentou Sadokha.

– Somos nós que pagamos com vidas, com a destruição de nosso país, pelos interesses políticos globais negociam com o ditador Putin à custa do sofrimento dos países que a Rússia invade. Não queremos ver o Brasil como um aliado do regime criminoso de Putin, mas suas declarações nos preocupam – diz um dos parágrafos da carta.

A visita oficial de Lula a Portugal durará até a próxima terça-feira (25).

*Com informações da EFE

Leia também1 Lula defende solução política para guerra na Ucrânia
2 Fundador da Natura sobre governo Lula: Decepcionante
3 Idosa russa é multada por dizer que Zelensky é um jovem bonito
4 EUA: Tom do Brasil sobre guerra na Ucrânia não é neutro
5 Após críticas, Lula muda o tom sobre a guerra na Ucrânia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.