Leia também:
X Prefeito de cidade ucraniana é morto em ataque russo: “Herói”

Ucrânia rejeita proposta russa de corredores humanitários

Governo ucraniano considera medida "inaceitável"

Pleno.News - 07/03/2022 11h42 | atualizado em 07/03/2022 12h03

Civis atravessam ponte destruída enquanto fogem da cidade de Irpin, a 20 km de Kiev Foto: EFE/ Roman Pilipey

O governo da Ucrânia classificou como “inaceitável” o plano da Rússia de criar corredores humanitários, nesta segunda-feira (7), para retirar civis de Kiev, Mariupol, Kharkiv e Sumy, já que a rota planejada leva os evacuados para cidades russas.

– Por duas vezes os russos bloquearam a abertura de corredores humanitários ao bombardear a rota dos comboios – disse a vice-primeira-ministra e ministra da Reintegração dos Territórios Temporariamente Ocupados da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, no Telegram.

– Agora os russos dizem que podem abrir os corredores, mas eles querem que os civis vão para o território russo, o que é absurdo, cínico e inaceitável – acrescentou.

A Rússia anunciou anteriormente um cessar-fogo temporário a partir das 10h (horário local /4h de Brasília) para abrir corredores humanitários em Kiev (norte da Ucrânia), Mariupol (sudeste), Kharkiv (leste) e Sumy (nordeste) com seis rotas, quatro das quais terminariam em cidades russas como Rostov-on-Don e Belgorod.

O plano de evacuação para Kiev também inclui passagem pelo território bielorrusso (cidades de Gomel e Gden) com posterior transporte aéreo para a Rússia.

Vereshchuk disse que “o mundo civilizado deve pressionar a Rússia”, pois a Ucrânia “precisa urgentemente de corredores humanitários” para tirar os civis das cidades sitiadas por mísseis e artilharia russa.

– Temos que deixar os civis, tanto ucranianos quanto estrangeiros, saírem das zonas de risco – acrescentou Iryna Vereshchuk.

*EFE

Leia também1 Prefeito de cidade ucraniana é morto em ataque russo: "Herói"
2 Ator que se demitiu para lutar na Ucrânia é morto em combate
3 Ucrânia: Ataque em rota de fuga mata mulher e duas crianças
4 Presidente Bolsonaro alerta para um "sério problema pela frente"
5 Zelensky pede novas sanções econômicas contra a Rússia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.