Twitter remove posts de críticas à Índia por gestão da pandemia
Retirada foi feita após uma solicitação judicial pedida pelas autoridades do país
Paulo Moura - 27/04/2021 14h56 | atualizado em 27/04/2021 15h47

O Twitter removeu, nos últimos dias, dezenas de postagens que criticavam o governo da Índia por sua gestão da pandemia de Covid-19. A retirada foi feita após uma solicitação judicial pedida pelas autoridades do país, segundo uma porta-voz da empresa.
Entre os tuítes apagados, havia posts de um advogado, de um cineasta e de um secretário do estado de Bengal Oeste, de oposição ao governo nacional, chefiado pelo premiê Narendra Modi. Procurado, o governo indiano não respondeu sobre o bloqueio das mensagens.
– A supressão de informação e das críticas ao governo não são perigosas apenas para a Índia, mas coloca em risco as pessoas ao redor do mundo. A liberdade de questionar é uma parte intrínseca da liberdade de expressão. Estas restrições são um reflexo do enfraquecimento de todos os espaços institucionais na Índia – disse Mirza Saaib Beg, advogado que teve postagens apagadas.
O governo nacional e as autoridades estaduais são acusadas de terem “baixado a guarda” no começo do ano e autorizado grandes eventos com aglomerações, como festivais religiosos e comícios políticos, que favoreceram o espalhamento do vírus.
Os pedidos de retirada de críticas foram analisados de acordo as regras do Twitter e a lei local, disse uma porta-voz da empresa.
Para a Internet Freedom Foundation, grupo indiano de defesa dos direitos digitais, faltou transparência na ação.
Em um relatório de transparência recente, o Twitter disse ter recebido mais de 42 mil pedidos judiciais para remover conteúdo, vindos de 53 países.
Leia também1 CPI: Renan promete 'trabalho despolitizado' como relator
2 Janaina Paschoal diz que “nem amarrada vota no PT”
3 Flávio Bolsonaro diz que Pacheco foi ingrato por autorizar CPI
4 EUA relaxam recomendações de uso de máscaras para vacinados
5 Tripulação segue presa no Ever Given e pode ficar anos no navio