Turquia reelege Erdogan para mais cinco anos no poder
Lula e Putin parabenizam candidato reeleito
Pleno.News - 28/05/2023 21h54 | atualizado em 29/05/2023 11h10

O candidato da oposição nas eleições presidenciais da Turquia, Kemal Kilicdaroglu, disse, neste domingo (28), na cidade turca de Ancara, que continuará a liderar sua luta, depois que os primeiros resultados mostraram que ele perdeu. Kemal Kilicdaroglu disputava o pleito com o atual presidente turco, Tayyip Erdogan.
Kilicdaroglu declarou que os resultados do segundo turno das eleições, realizado neste domingo, mostraram a vontade do povo de mudar o governo. Kemal Kilicdaroglu afirmou ainda que está triste com os “problemas” que aguardam a Turquia.
Do outro lado, o presidente Tayyip Erdogan reivindicou a vitória na eleição presidencial, mesmo sem ter sido divulgado o resultado final oficialmente. Dirigindo-se aos apoiadores, Erdogan disse que os eleitores lhe deram a responsabilidade de governar por mais cinco anos, além dos 20 anos em que esteve no poder.
– O único vencedor é a Turquia – comemorou Erdogan, em Istambul.
Segundo o Alto Conselho Eleitoral, Erdogan venceu com 52,16% dos votos válidos. E a oposição obteve 47,84%. Até o momento, 99,85% dos votos foram apurados.
Durante a campanha, Erdogan, líder do Partido AK, de raízes islamistas, usou uma retórica que busca resgatar o sentimento patriótico e ideais conservadores.
Em 14 de maio, no primeiro turno do pleito, que incluiu eleições parlamentares, o partido AK foi o mais votado em dez das 11 províncias atingidas pelos terremotos, ajudando-o a garantir uma maioria parlamentar junto a seus aliados.
Neste momento, apoiadores de Erdogan reunidos do lado de fora de sua residência em Istambul entoaram gritos de “Allahu Akbar”, ou “Deus é o Maior”.
FELICITAÇÕES DE LIDERANÇAS
Pelas redes sociais, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, cumprimentou o líder turco Tayyip Erdogan pela reeleição.
– Cumprimento @RTErdogan pela reeleição como presidente da Turquia. Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo – disse o petista.
O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou Tayyip Erdogan depois que o turco reivindicou vitória nas eleições presidenciais da Turquia, neste domingo.
Putin disse que o resultado das urnas evidencia o apreço do povo turco pelo trabalho e pela política externa independente de Erdogan.
– A vitória eleitoral foi um resultado natural de seu trabalho altruísta como chefe da República da Turquia, uma clara evidência do apoio do povo turco aos seus esforços para fortalecer a soberania do Estado e conduzir uma política externa independente – disse Putin.
– Apreciamos muito sua contribuição pessoal para o fortalecimento das relações russo-turcas e a cooperação mutuamente benéfica em várias áreas – completou Putin.
*Agência Brasil
Leia também1 Turquia: Oposição denuncia irregularidades em eleição
2 Turquia vai às urnas, e pesquisas apontam derrota de Erdogan
3 Turquia anuncia morte do líder do Estado Islâmico na Síria
4 Número de mortos no terremoto passa de 20 mil
5 Turquia: Ex-jogador do Chelsea é resgatado vivo de escombros