Leia também:
X Papa Francisco completa 81 anos com muita festa

Turquia quer abrir embaixada em Jerusalém Oriental

Presidente do país afirmou que irá reconhecer a cidade como capital da Palestina

Henrique Gimenes - 17/12/2017 14h45 | atualizado em 18/12/2017 10h26

Após EUA reconhecerem Jerusalém como capital de Israel, Turquia afirmou que pretende abrir embaixada na cidade Foto: EFE/ABIR SULTAN

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, informou que pretende abrir uma embaixada em Jerusalém Oriental. A decisão acontece como uma resposta aos Estados Unidos terem reconhecido a cidade como capital de Israel e transferido sua embaixada para o local. As informações foram dadas pela Reuters.

A declaração foi feita em um discurso. Erdogan afirmou ainda que seu país já considera Jerusalém Oriental como capital do futuro estado palestino. Nesta semana, ele já havia convocado uma reunião para que líderes muçulmanos reconhecessem a cidade como capital da Palestina.

A polêmica começou quando Trump anunciou que iria reconhecer a cidade como capital israelense. O assunto é considerado delicado, já que os palestinos anseiam que Jerusalém Oriental seja capital de seu futuro estado e a comunidade internacional nunca reconheceu a reivindicação de Israel sobre a cidade ser sua capital e nem a anexação de Jerusalém Oriental. A maioria dos países com relações diplomáticas com Israel mantém suas embaixadas em Tel Aviv.

Leia também1 EUA proíbe uso de alguns termos em documentos
2 Argentina destitui chefe da Marinha por submarino

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.