Leia também:
X Governo Ortega congela contas bancárias da Igreja Católica

Turquia: Oposição denuncia irregularidades em eleição

Opositores do governo Erdogan denunciaram agressões físicas a observadores eleitorais no sudeste do país

Pleno.News - 28/05/2023 12h52 | atualizado em 29/05/2023 13h58

Segundo turno das eleições na Turquia Foto: EFE/EPA/Sedat Suna

A oposição denunciou, neste domingo (28), várias irregularidades durante o segundo e decisivo turno da eleição presidencial na Turquia, incluindo agressões físicas a observadores eleitorais no sudeste do país.

O social-democrata CHP, partido do candidato da oposição Kemal Kiliçdaroglu, falou em diversos casos de votos em nomes de pessoas que não estavam presentes nas cédulas eleitorais, do registro de pessoas falecidas como eleitores e da distribuição de cédulas eleitorais já preenchidas.

O vice-presidente da bancada do CHP no Parlamento, Ozgür Ozel, denunciou no Twitter que um ex-deputado de Istambul e vários observadores das urnas eletrônicas do partido foram espancados na cidade de Sanliurfa por terem denunciado irregularidades.

Um dos observadores agredidos disse à emissora Halk TV que “em muitos lugares as pessoas que se opõem às irregularidades são ameaçadas e espancadas”. Ahmet Davutoglu, ex-primeiro-ministro, membro do partido governista AKP e que agora está na oposição ao presidente Recep Tayyip Erdogan, também protestou contra as agressões.

Em mensagem nas redes sociais, Ahmet afirmou que está recebendo relatos de pessoas que votaram e não estão incluídas nos registros.

No segundo turno realizado hoje, o islamita Recep Tayyip Erdogan, atual presidente, enfrenta o social-democrata Kemal Kiliçdaroglu.

Erdogan obteve no primeiro turno 49,5% dos votos no primeiro turno, realizado há duas semanas, quase cinco pontos percentuais a mais do que o candidato de oposição. As seções eleitorais fecharam às 17h locais (11h de Brasília).

*EFE

Leia também1 Governo Ortega congela contas bancárias da Igreja Católica
2 Salles ironiza churrasco de Lula no Alvorada: "Espeto de Marina"
3 Governo Lula guarda mais de 60 cargos que podem afagar aliados
4 Jogadores combinavam fraudes em grupo chamado "Lula 13"
5 CPMI dos atos de 8 de janeiro já tem quase 400 requerimentos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.