Trump volta a ameaçar países do Brics: Receberão tarifa de 10%
Presidente americano deu declarações nesta terça-feira
Pleno.News - 08/07/2025 16h22 | atualizado em 08/07/2025 17h53

Nesta terça-feira (8), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que os países do Brics vão receber uma tarifa de 10% “muito em breve”. Ele deu declarações a jornalistas durante uma coletiva na Casa Branca.
Segundo Trump, o grupo estaria tentando prejudicar os EUA e substituir o dólar como moeda padrão global.
– Se eles quiserem jogar esse jogo, tudo bem, mas eu também sei jogar – afirmou.
E acrescentou:
– Qualquer país que fizer parte do Brics receberá uma tarifa de 10%, apenas por esse motivo.
O presidente americano destacou que isso deve ocorrer “muito em breve”.
O Brics é um grupo de países emergentes que inclui Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Egito, Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia e Irã.
Para Trump, o bloco estaria tentando “destruir o dólar para que outro país assuma a posição e torne sua moeda o novo padrão”.
– Perder o padrão mundial do dólar seria como perder uma guerra, uma grande guerra mundial. Não seríamos mais o mesmo país. E não vamos deixar isso acontecer.
Trump reforçou ainda que pretende manter o dólar como a moeda “rei” no cenário global. As informações são do G1.
– Se alguém quiser desafiar isso, pode até tentar. Mas pagará um preço muito alto.
Leia também1 Rei Charles aparece com o olho vermelho e causa alarde
2 Milei dissolveu ou transformou 101 órgãos públicos em um ano
3 Justiça dos EUA intima Moraes em ação da Trump Media
4 Porta-voz: Trump crê que Brics busca minar interesses dos EUA
5 Netanyahu indica Donald Trump ao Prêmio Nobel da Paz



















