Trump viajará a Israel e Egito no âmbito de acordo de paz
Presidente americano viabilizou acerto entre Israel e o grupo terrorista Hamas
Pleno.News - 11/10/2025 16h09 | atualizado em 13/10/2025 17h54

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que viajará a Israel e Egito no âmbito do acordo de libertação de reféns e retirada de tropas alcançado com o grupo terrorista palestino Hamas no meio da semana.
– Irei a Israel (…) falarei com o Knesset [Parlamento israelense] e depois também irei ao Egito – afirmou o republicano nesta sexta-feira (10) em entrevista coletiva na Casa Branca.
Trump não detalhou o itinerário da viagem, mas lembrou que, na próxima segunda (13), será iniciada a libertação de reféns, um dos pontos pactuados entre Israel e Hamas na última quarta (8).
O acordo de paz contempla a libertação de reféns, a retirada parcial de tropas israelenses de Gaza e a abertura de canais humanitários para o fornecimento de alimentos e medicamentos, marcando um cessar-fogo temporário na região após dois anos de ataques das Forças de Defesa de Israel.
De acordo com o portal de notícias americano Axios, Trump planeja uma espécie de cúpula sobre Gaza no Egito com a participação de líderes do mundo árabe e alguns países europeus no início da próxima semana.
A iniciativa pretende supervisionar a reconstrução de Gaza, coordenar a assistência internacional e criar mecanismos de monitoramento para garantir que os compromissos do cessar-fogo sejam cumpridos, reforçando o papel dos Estados Unidos como principal mediador na região.
*EFE
Leia também1 Morte de Ruy Ferraz pode ter sido motivada por licitação milionária
2 Recém-renomeado, premiê da França pode não durar no cargo
3 Zelensky e Trump conversam por telefone após novos ataques russos
4 STF: Barroso diz ver "com gosto" ser substituído por uma mulher
5 Israel transfere presos palestinos para realizar troca por reféns



















