Leia também:
X EUA prometem resposta rápida contra Irã em caso de retaliação

Trump teria decidido bombardear o Irã minutos antes da ação

Declaração foi feita pelo vice-presidente dos EUA, J.D. Vance

Pleno.News - 22/06/2025 14h44 | atualizado em 23/06/2025 14h12

J.D. Vance, vice de Trump Foto: EFE/EPA/ALLISON DINNER

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou a decisão final de bombardear o Irã apenas “minutos antes” do ataque, revelou neste domingo (22) o vice-presidente J.D. Vance.

Trump vinha há vários dias considerando a possibilidade de se juntar aos ataques israelenses contra o Irã e, finalmente, deu autorizou a operação Midnight Hammer (Martelo da Meia-Noite), na qual os EUA bombardearam instalações nucleares em Fordow, Natanz e Isfahan.

– A decisão final, é claro, foi tomada pouco antes. Quero dizer, minutos antes de as bombas serem lançadas. E, claro, isso foi na noite passada – detalhou Vance, em entrevista à emissora NBC.

O mandatário supervisionou a operação na sala de crise da Casa Branca, após ter passado o dia jogando em seu clube de golfe em Nova Jérsei.

Segundo revelou o Pentágono, a operação foi planejada durante meses, à espera da autorização do presidente para sua execução.

Sua preparação coincidiu com as fracassadas negociações entre Washington e Teerã nas últimas semanas, em uma tentativa de alcançar um novo acordo nuclear.

No último dia 13, Israel realizou bombardeios contra instalações militares e nucleares no Irã, o que desencadeou uma série de trocas de ataques entre ambos os países.

A Casa Branca havia afirmado na última quarta que Trump tomaria uma decisão sobre um eventual ataque contra o Irã em um prazo de duas semanas.

A operação contou com a participação de 125 aeronaves, incluindo sete bombardeiros B-2, aviões-tanque de reabastecimento, aviões de reconhecimento e caças. No total, foram empregadas 75 bombas e mísseis.

O objetivo declarado da operação era impedir que o Irã obtivesse uma arma nuclear. O Pentágono assegura que todos os alvos foram atingidos, embora continue avaliando a magnitude dos danos provocados.

*EFE

Leia também1 Câmara do Irã decide fechar via que é rota global de petróleo
2 Operação Martelo da Meia-Noite: Entenda a estratégia dos EUA
3 Irã diz que ataque dos EUA não vai parar programa nuclear
4 Rússia e China se pronunciam após ataque dos EUA no Irã
5 Qualquer americano agora é um alvo legítimo, diz TV estatal do Irã

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.