Leia também:
X Papa pede que respeitem status atual de Jerusalém

Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel

Presidente ignorou apelos da comunidade internacional, que teme pelo fim das negociações de paz na região

Gabriela Doria - 06/12/2017 16h39 | atualizado em 06/12/2017 19h54

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu oficialmente a cidade de Jerusalém como a capital de Israel, na tarde desta quarta-feira (6). Ignorando os alertas das comunidades internacionais, que temem pela frágil negociação de paz entre israelenses e palestinos, Trump anunciou também que irá transferir a embaixada dos EUA, situada em Tel Aviv, para a antiga cidade sagrada.

Trump declara reconhecer Jerusalém como a capital de Israel Foto: EFE/Jim Lo Scalzo

– É hora de oficialmente reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Israel é uma nação soberana com o mesmo direito de outras nações de determinar sua capital. Reconhecer isso é um passo para alcançar a paz. (…) É a capital do povo judeu e do governo moderno israelense – declarou o republicano.

Ainda em seu discurso, Trump afirmou que a mudança se trata de uma promessa de campanha. Ele também ressaltou que os Estados Unidos defendem a paz e a democracia na região.

– Jerusalém deve ser um lugar onde judeus, cristãos e muçulmanos rezam — afirmou Trump, estendendo-se aos palestinos — Nossa missão é promover um acordo de paz entre os diferentes lados envolvidos. Quero fazer todo o possível para tal. (…) Os EUA irão apoiar uma solução de dois Estados se ambos os lados quiserem – afirmou o chefe de Estado.

Segundo Trump, Mike Pence, seu vice-presidente, visitará a região em breve. Em sua viagem, Pence irá apelar pelo fim do extremismo e pela retomada da paz entre israelenses e palestinos.

A comunidade palestina, maior afetada pela decisão dos EUA, convocou três dias de protestos pela mudança no status geopolítico da região. Em nota, o líder do Hamas, Ismail Haniyeh afirmou que “o reconhecimento do governo americano de Jerusalém ocupada como a capital da ocupação e a transferência da embaixada para Jerusalém ultrapassam todas as linhas vermelhas”. Já o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse durante entrevista na TV, que “Jerusalém é uma linha vermelha para os muçulmanos”.

O governo de Israel, aliado aos EUA, se negou a comentar a decisão.

LEIA TAMBÉM
+ Papa pede que respeitem status atual de Jerusalém
+ EUA vão reconhecer Jerusalém como capital de Israel
+ Jordânia alerta EUA sobre reconhecimento de Jerusalém

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.