Trump pede para vice impedir certificação da vitória de Biden
"Está na hora da valentia extrema" declarou presidente americano em uma rede social
Pleno.News - 06/01/2021 15h51 | atualizado em 06/01/2021 16h30

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou o Twitter para tentar convencer o vice-presidente, Mike Pence, a rejeitar a confirmação da vitória eleitoral de Joe Biden na sessão de certificação realizada nesta quarta-feira (6) no Congresso, um gesto sem precedentes e que teria valor legal.
Segundo as leis que regem o processo eleitoral dos EUA, ambas as câmaras do Congresso devem reunir-se neste dia em uma sessão conjunta, para abrir e contar os certificados dos votos correspondentes a cada estado do país.
A sessão, que deve ser comandada pelo vice-presidente americano, normalmente é uma mera formalidade para validar resultados corroborados pelo Colégio Eleitoral, que se reuniu no dia 14 de dezembro em cada estado e confirmou a vitória de Biden.
– Os estados querem que sejam corrigidos os votos que eles sabem que são baseados em irregularidades e fraude, além de um processo corrupto que não recebeu apoio legislativo. Tudo o que Mike Pence tem que fazer é enviar (os votos do Colégio Eleitoral) de volta aos estados, e ganharemos. Faça isso, Mike. Está na hora da valentia extrema – exclamou Trump na rede social.

O mandatário, que não reconhece a derrota para Biden, afirmou que “os estados querem refazer as contagens” e “descobriram que a votação foi uma fraude”, sem apresentar provas.
Todos os estados, inclusive os governados por Republicanos, negaram a existência de fraude eleitoral e confirmaram o resultado das urnas, motivo pelo qual não é necessário o pronunciamento dos órgãos legislativos estaduais, como argumenta Trump.
















*Com informações da Agência EFE
Leia também1 EUA: Joe Biden acredita que Democratas "levarão" o Senado
2 Chinês envenenado produziria série sobre Mao Tsé-Tung
3 Enorme multidão se reúne em Washington em apoio a Trump
4 EUA: Trump proíbe transações em aplicativos chineses