Leia também:
X Israel viola leis ao interceptar flotilha com brasileiros, diz Lula

Trump ordena fim de contato diplomático com Venezuela

Presidente americano repassou ordem ao enviado especial Richard Grenell

Pleno.News - 07/10/2025 07h42 | atualizado em 07/10/2025 12h29

Donald Trump e Nicolás Maduro Fotos: EFE/EPA/SPENCER COLBY // EFE/Prensa Miraflores

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou os esforços diplomáticos para chegar a um acordo com a Venezuela e instruiu seu enviado especial, Richard Grenell, a interromper qualquer aproximação, segundo informou nesta segunda-feira (6) o jornal americano The New York Times.

A decisão poria fim às gestões que Grenell havia encabeçado com o governo venezuelano, destinadas a explorar possíveis negociações entre ambos os países, de acordo com as fontes citadas pelo jornal.

A publicação diz que a ordem presidencial foi comunicada diretamente por Trump a Grenell e será aplicada de imediato, interrompendo qualquer iniciativa diplomática em curso em direção ao país sul-americano. A decisão marca uma mudança significativa na política da Casa Branca em relação à Venezuela.

Os EUA mantêm no Caribe ao menos oito navios de guerra e um submarino de ataque rápido de propulsão nuclear, assim como mais de 4,5 mil militares, para o combate ao narcotráfico. No entanto, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, alega que a postura seria uma tentativa de propiciar “uma mudança de regime” e impor “governos fantoches” em seu país.

Desde agosto, as forças americanas destruíram ao menos cinco embarcações, matando mais de 20 pessoas, e as vincularam ao narcotráfico. Além disso, Trump declarou que os EUA estão em um “conflito armado não internacional” com os cartéis de drogas, justificando assim os ataques.

*EFE

Leia também1 Eduardo B. comenta escolha de Rubio para negociações: "Ajuda"
2 Carlos Bolsonaro critica discurso de "união da direita"
3 Marqueteiro de Lula participou de ligação do presidente com Trump
4 Eduardo: Confabulações visam tratar meu pai como uma carniça
5 Assessoria de Hungria contesta ministro de Lula sobre metanol

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.