Trump ordena desmantelamento de sete agências federais dos EUA
Entre os órgãos incluídos na decisão presidencial está a Agência para Mídia Global
Pleno.News - 15/03/2025 16h07 | atualizado em 17/03/2025 19h22

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva nesta sexta-feira (14) com a qual pretende desmantelar sete agências federais, incluindo a Agência para Mídia Global, responsável pelo Voz da América, serviço oficial de radiodifusão internacional financiado pelo governo americano.
Além do Voz da América, a Agência para Mídia Global financia a Rádio Europa Livre/Rádio Liberdade e a Rádio Ásia Livre. A organização tem um orçamento de aproximadamente 270 milhões de dólares (R$ 1,5 bilhão), mas Trump tem sido muito crítico em relação ao órgão desde seu primeiro mandato.
As outras agências visadas por Trump no decreto desta sexta são o Serviço Federal de Mediação e Conciliação, que se concentra na prevenção e resolução de disputas trabalhistas; o Centro Internacional para Acadêmicos Woodrow Wilson; o Instituto de Serviços de Museus e Bibliotecas; o Conselho Interinstitucional dos EUA para os Sem-Teto; o Fundo de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento Comunitário; e a Agência de Desenvolvimento de Empresas Minoritárias.
Na ordem executiva, o presidente ordenou que os chefes das agências eliminassem todas as funções não legalmente obrigatórias e reduzissem “o desempenho de suas funções estatutárias e do pessoal associado ao mínimo exigido por lei”.
– Esta ordem dá continuidade à redução de elementos da burocracia federal que o presidente determinou serem desnecessários – observa a ordem, divulgada na última hora de sexta-feira.
*EFE
Leia também1 Cuba sofre quarto apagão elétrico nacional em apenas seis meses
2 Pai de Whindersson homenageia o filho e fala em "planos de Deus"
3 Flávio Bolsonaro: Lula conseguiu transformar o país nessa pocilga
4 PGR é contra pedido de Bolsonaro de suspeição de Dino e Zanin
5 PM de folga é baleado e tem arma roubada em Santo Amaro; vídeo