Leia também:
X Acusado de terrorismo, Cesare Battisti está foragido no Brasil

Trump: “Não há pressa” para acordo com a Coreia do Norte

Acordo para encerrar atividades nucleares no país oriental estagnou

Gabriela Doria - 14/12/2018 17h43 | atualizado em 14/12/2018 17h44

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (14) que “não há pressa” nas negociações para desnuclearizar a Coreia do Norte.

– Muita gente perguntou como estão nossas negociações com a Coreia do Norte. Sempre respondo que não temos pressa, existe um potencial maravilhoso para um grande sucesso econômico do país, e Kim Jong-un enxerga isso melhor que ninguém e o aproveitará em benefício de seu próprio povo. Estamos avançando bem – disse Trump no Twitter.

Apesar das afirmações de Trump, o diálogo entre americanos e norte-coreanos está estagnado há meses devido às divergências sobre como realizar a desnuclearização do país.

Há uma semana, os ministros das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, disseram ter confiança de que o diálogo com os EUA continuará para que as partes avancem na desnuclearização do regime de Pyongyang.

Trump afirmou em algumas oportunidades ao longo deste ano que quer se encontrar com Kim Jong-un no início de 2019. No entanto, a visita do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, a Pyongyang em outubro não deu sinais de que os governos dos dois países estão se preparando para essa nova cúpula entre os líderes.

Além disso, no início desta semana, o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou sanções contra três funcionários do alto escalão do governo da Coreia do Norte, entre eles o ministro de Segurança Estatal, Jong Kyong Thaek, por suspeitas de envolvimento em atividades de censura e de violações de direitos humanos.

Em comunicado, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, explicou que os funcionários norte-coreanos punidos “dirigem os departamentos que realizam atividades brutais de censura patrocinada pelo governo e também violações e outros abusos para reprimir e controlar a população”.

*Com informações da Agência EFE.

Leia também1 Ano termina com número recorde de jornalistas presos
2 Maduro diz que Bolsonaro e Trump conspiram sua morte
3 Presidente Donald Trump comenta atentado na França

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.