Leia também:
X Colômbia cancela contrato da Odebrecht por faltar garantias

Trump não certifica acordo nuclear com Irã. Entenda

Pacto foi criado em 2015 e a medida de Trump pode retomar sanções ao governo iraniano

Camille Dornelles - 13/10/2017 14h51 | atualizado em 15/06/2018 10h59

Trump diz que Irã não cumpre com acordo nuclear Foto: EFE/Chris Kleponis

Em pronunciamento nesta sexta-feira (13), o presidente norte-americano Donald Trump não certificou o acordo nuclear com o Irã. Isto quer dizer que a permanência dos Estados Unidos no acordo vai ser decidida pelo Congresso americano.

Em sua fala, Trump criticou não apenas o Irã, mas também o próprio acordo e disse que foi “uma das piores transações unilaterais” já feitas pelo país. Declarou ainda que o governo iraniano viola as regras diversas vezes e não tem o espírito do acordo.

Além disso, seu pronunciamento também abordou o movimento Hezbollah, problemas dos direitos humanos, o apoio do Irã a Bashar Al Assad, na Síria, e o programa de mísseis em Teerã.

O pacto criado em 2015 exigiu que os países membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e a Alemanha não criassem mais sanções ao programa nuclear do Irã desde que este fosse desmantelado.

Assim, o país asiático pode criar energia nuclear para propósitos não bélicos, o que é avaliado pelos demais concordantes a cada 90 dias. O principal programa iraniano é o enriquecimento de urânio. Em pouca quantidade, ele é usado como combustível de centrais de energia elétrica.

O acordo nuclear é tido como uma das grandes conquistas do governo de Barack Obama. Agora, os Estados Unidos podem acusar o Irã de descumprimento e retomar suas sanções – ou ainda criar novas.

LEIA TAMBÉM
+ EUA anunciam saída da Unesco por país ser pró Israel
+ Israel segue Estados Unidos e também se retira da Unesco
+ Em SP, Obama defende: ‘É preciso ter jovens na política’

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.