Leia também:
X Traficantes brasileiros fogem de sede policial do Paraguai

Trump justifica separação de famílias de imigrantes

Medida é fruto da política de "tolerância zero", que foi implementada em abril

Jade Nunes - 17/12/2018 09h35 | atualizado em 17/12/2018 14h16

O presidente dos EUA, Donald Trump Foto: EFE/Jim Lo Scalzo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (16) que se as famílias de imigrantes não forem separadas na fronteira, “muito mais pessoas” procurarão o seu país.

– No entanto, se você não as separar, muito mais pessoas virão. Os traficantes de pessoas utilizam as crianças! – escreveu o governante no Twitter sobre a polêmica medida que começou a ser aplicada em abril e que em junho teve que ser suspensa por conta das críticas.

Trump voltou a dizer que durante a gestão do seu antecessor, Barack Obama, existia uma política de separação de crianças na fronteira.

– A política dos democratas de separação de crianças na fronteira durante o governo Obama foi muito pior do que a maneira como lidamos com isso agora. Lembrem da foto de 2014, de crianças em gaiolas – os anos Obama – comentou ele.

As afirmações de Trump parecem fazer referência ao segundo mandato de Obama e imagens da época, quando menores imigrantes foram vistos em celas temporárias e desacompanhados.

A separação de famílias é fruto da política de “tolerância zero” que começou a ser implementada oficialmente em abril pelo atual governo e que processa criminalmente adultos que entram irregularmente nos Estados Unidos, o que originou a separação das crianças.

Em função das críticas, Trump se viu obrigado a assinar um decreto em junho, determinando o fim da divisão das famílias, no qual estabelece que os menores deverão ser detidos com os pais que aguardam o processo de deportação.

Atualmente, as crianças não podem ser privadas de liberdade por mais de 20 dias nos Estados Unidos, mas o governo de Trump pediu à Justiça que amplie esse limite, o que gerou uma batalha legal a respeito.

Conforme um relatório oficial apresentado em novembro, 2.458 das 2.667 crianças separadas dos pais na fronteira com o México foram reunificadas.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Trump: "Não há pressa" para acordo com a Coreia do Norte
2 Acusado de terrorismo, Cesare Battisti está foragido no Brasil
3 Maduro diz que Bolsonaro e Trump conspiram sua morte

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.