Leia também:
X Embaixador do Reino Unido é preso durante protestos no Irã

Trump sobre protestos no Irã: “O mundo está de olho”

Presidente americano se pronunciou em uma rede social

Pleno.News - 11/01/2020 20h44 | atualizado em 11/01/2020 21h01

Presidente dos EUA, Donald Trump Foto: Reprodução

Neste sábado (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu que o Irã permita a continuidade dos protestos no país e advertiu que não pode ocorrer “outro massacre de manifestantes pacíficos nem cortes de internet”.

– O governo do Irã precisa permitir que grupos de direitos humanos monitorem e relatem fatos dos protestos do povo iraniano. Não pode haver outro massacre de manifestantes pacíficos nem cortes de internet. O mundo está de olho – afirmou ele, no Twitter.

Trump se referiu aos protestos que começaram em novembro do ano passado, após o aumento do preço da gasolina. Os tumultos gerados já deixaram pelo menos 304 mortos e milhares de feridos, de acordo com a Anistia Internacional. Para conter a organização dos protestos, o governo bloqueou o acesso à internet por seis dias.

Em tweet escrito tanto em inglês como em farsi, Trump expressou apoio aos protestos deste sábado em Teerã, onde centenas de pessoas soltaram a voz contra o regime e a Guarda Revolucionária.

Uma das publicações do presidente americano sobre os protestos no Irã Foto: Reprodução

– Ao valente povo do Irã, que sofre há muito tempo: tenho estado ao seu lado desde o início da minha presidência, e meu governo continuará com vocês. Estamos acompanhando seus protestos de perto, inspirados pela sua coragem – escreveu.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, também falou sobre o assunto nas redes sociais, postando um vídeo, que parece mostrar os protestos de centenas de iranianos em Teerã deste sábado. Na gravação, os manifestantes gritam contra o governo iraniano e a Guarda Revolucionária.

– A voz do povo iraniano é clara. Eles estão fartos das mentiras do regime, da corrupção, da inaptidão e da brutalidade da Guarda Revolucionária sob a cleptocracia de Ali Khamenei (líder supremo do país). Estamos do lado do povo iraniano, que merece um futuro melhor – escreveu Pompeo.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Embaixador do Reino Unido é preso durante protestos no Irã
2 No Irã, manifestantes pedem saída do líder supremo do país
3 Governo dos EUA anuncia novas sanções contra o Irã

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.