Leia também:
X Avião cai na Indonésia com 189 pessoas a bordo

Trump e outros presidentes parabenizam Jair Bolsonaro

Notícia da vitória do militar repercutiu entre políticos internacionais

Camille Dornelles - 29/10/2018 10h19 | atualizado em 29/10/2018 11h16

Donald Trump parabeniza Jair Bolsonaro Foto: EFE/Justin Casterline

Nesta segunda-feira (29), o presidente norte-americano Donald Trump publicou, em seu Twitter, uma mensagem de congratulação ao novo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

– Tive uma conversa muito boa com o mais novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que ganhou a corrida com considerável vantagem. Nós concordamos que o Brasil e os Estados Unidos vão trabalhar de maneira próxima nas áreas de comércio, militar e em todas as outras! Conversa excelente, lhe dou meus parabéns – escreveu Trump.

A Casa Branca confirmou que Trump ligou para Bolsonaro.

Além de Trump, outros políticos estrangeiros também repercutiram a notícia nesta segunda-feira.

CHINA
O líder chinês Lu Kang, ministro das Relações Exteriores, parabenizou Bolsonaro pela vitória. Ele afirmou, nesta segunda, que a China pretende melhorar as relações com o Brasil e com o bloco econômico BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

– Esperamos que os dois países (China e Brasil) fortaleçam a cooperação dentro do BRICS e a cooperação multilateral, servindo ao interesse comum dos países em desenvolvimento e os mercados emergentes – ressaltou Lu.

RÚSSIA
Vladimir Putin, presidente russo, também parabenizou o novo líder eleito em um telegrama direcionado a Bolsonaro.

– Sua confiança no desenvolvimento de toda a gama de relações russo-brasileiras, assim como na cooperação construtiva no âmbito das Nações Unidas, do G20, dos BRICS e de outras estruturas multilaterais em interesse dos povos da Rússia e do Brasil – declarou.

ALEMANHA
Em nota, o porta-voz do governo da Alemanha, Steffen Seibert, afirmou que está atento ao futuro governo porque “o Brasil é o maior país da América Latina e um parceiro de grande relevância para a Alemanha”.

– Avaliaremos o novo governo do presidente em função de sua atuação uma vez que ele assumir o cargo – declarou o porta-voz.

FRANÇA
O presidente Emmanuel Macron parabenizou Jair Bolsonaro e disse que quer que os dois países mantenham sua associação estratégica baseada em “valores comuns de respeito e de promoção dos princípios democráticos”.

A ultraconservadora Marine Le Pen, derrotada por Macron, escreveu no Twitter que “os brasileiros acabam de castigar a corrupção generalizada e a aterrorizante criminalidade que prosperaram durante os governos de extrema esquerda”.

ITÁLIA
O vice-presidente do governo da Itália e ministro de Interior, Matteo Salvini, aplaudiu a eleição de Jair Bolsonaro e disse que “os cidadãos mandaram a esquerda para casa”.

– Bom trabalho ao presidente Bolsonaro, a amizade entre nossos povos e nossos Governos será ainda mais forte. E depois de anos de palavras e mais palavras pedirei que nos devolvam à Itália o terrorista vermelho (Cesare) Battisti – declarou.

EQUADOR
O presidente do Equador, Lenín Moreno, parabenizou Jair Bolsonaro pela vitória neste domingo (28).

– Mais felicitações ao povo brasileiro por esta nova façanha democrática. Os melhores augúrios para o novo presidente Jair Bolsonaro – escreveu no Twitter.

BOLÍVIA
O presidente da Bolívia, Evo Morales, cumprimentou o Brasil pelas eleições democráticas e estendeu o reconhecimento a Bolsonaro pelo Twitter.

– Cumprimentamos o povo irmão do Brasil pela sua participação democrática no segundo turno das eleições presidenciais nas quais foi eleito Jair Bolsonaro, a quem estendemos nosso reconhecimento – escreveu.

PERU
O presidente do Peru, Martín Vizcarra, parabenizou o novo presidente eleito neste domingo e expressou estar disposto a trabalhar juntos para aprofundar a “relação bilateral fraterna”.

COLÔMBIA
O presidente da Colômbia, Iván Duque, destacou o caráter democrático da eleição de Jair Bolsonaro. Ele também parabenizou o novo eleito pelo Twitter.

– Parabéns a Jair Bolsonaro, novo presidente do Brasil, eleito democraticamente. O nosso desejo para que esta nova etapa do país vizinho seja de bem-estar e união. Esperamos continuar nossa relação de irmandade para fortalecer vínculos políticos, comerciais e culturais – afirmou.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Dólar despenca para R$ 3,58 com vitória de Jair Bolsonaro
2 Fotos! Confira vida e trajetória do futuro presidente do Brasil
3 Fotos! Eleitores comemoram vitória de Bolsonaro pelo país

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.